10/04/2012

Evangelho do dia e comentário



Tempo de Páscoa

Oitava da Páscoa 
Evangelho: Jo 20, 11-18

11 Entretanto, Maria estava da parte de fora do sepulcro a chorar. Enquanto chorava, inclinou-se para o sepulcro 12 e viu dois anjos vestidos de branco, sentados no lugar onde fora posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13 Eles disseram-lhe: «Mulher, porque choras?». Respondeu-lhes: «Porque levaram o meu Senhor e não sei onde O puseram». 14 Ditas estas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, mas não sabia que era Jesus. 15 Jesus disse-lhe: «Mulher, porque choras? A quem procuras?». Ela, julgando que era o hortelão, disse-Lhe: «Senhor, se tu O levaste, diz-me onde O puseste; eu irei buscá-l'O». 16 Jesus disse-lhe: «Maria!». Ela, voltando-se, disse-Lhe em hebreu: «Rabboni!», 17 Jesus disse-lhe: «Não Me retenhas, porque ainda não subi para Meu Pai; mas vai a Meus irmãos e diz-lhes que subo para Meu Pai e vosso Pai, para Meu Deus e vosso Deus». 18 Foi Maria Madalena anunciar aos discípulos: «Vi o Senhor!», e as coisas que Ele lhe disse.

Meditação:

Percebe-se bem que para reconhecer Jesus é fundamental ter intimidade com Ele.
Madalena reconhece-o pela tonalidade da voz. A forma como Jesus pronuncia o seu nome jamais se varreu da sua memória.

Assim sucede connosco quando a nossa intimidade com o Senhor nos faz conhecer sem sombra de dúvida a Sua Vontade sobre o quer que se nos apresente.

Podemos então, como a Madalena, dizer-lhe: "Mestre!"

E acrescentar: "Docere me facere Voluntatem Tuam!" Ensina-me a fazer a Tua vontade porque, eu, só poderei ser feliz se viver como Tu queres, me comportar como Tu desejas e, mais, só me salvarei se, ao som inconfundível da Tua voz Te seguir para onde quer que fores.

(ama, meditação sobre Jo 20, 11-18, 2011.07.22)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.