08/04/2012

Evangelho do dia e comentário



Tempo de Páscoa

Domingo de PÁSCOA
Evangelho: Jo 20, 1-9

1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã, sendo ainda escuro, e viu a pedra retirada do sepulcro. 2 Correu então, e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo a quem Jesus amava, e disse-lhes: «Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde O puseram». 3 Partiu, pois, Pedro com o outro discípulo e foram ao sepulcro. 4 Corriam ambos juntos, mas o outro discípulo corria mais do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. 5 Tendo-se inclinado, viu os lençóis no chão, mas não entrou. 6 Chegou depois Simão Pedro, que o seguia, entrou no sepulcro e viu os lençóis postos no chão, 7 e o sudário que estivera sobre a cabeça de Jesus, que não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte. 8 Entrou também, então, o outro discípulo que tinha chegado primeiro ao sepulcro. Viu e acreditou. 9 Com efeito, ainda não entendiam a Escritura, segundo a qual Ele devia ressuscitar dos mortos.

Comentário:

João acreditou porque viu e não porque o que via a Escritura o confirmava.

É interessante que o Evangelista – o próprio João – nada diga a respeito de Pedro e da sua reacção ao que viu no sepulcro.
Provavelmente por respeito pelo mais velho, como de resto já o tinha demonstrado ao deixá-lo entrar primeiro no sepulcro, não refere o que terá dito ou como reagiu ao que se constatava.

É natural que João tenha acreditado, bastando-lhe ver o que viu porque o seu coração entregue há muito a Cristo, ansiava por crer nele, nas Suas palavras, no que Lhes tinha dito.

O amor contenta-se com muito pouco, basta-lhe um pequeno sinal para se entregar sem reservas. Quem muito ama mais se entrega e quem ama menos, tem reservas, põe obstáculos, levanta dúvidas.
Mas, o amor, também contagia, arrasta e, por isso, é de imaginar que não tenha demorado muito a ‘convencer’ Pedro que o Senhor ressuscitara conforme tinha dito.

E, Pedro, que tem uma ânsia enorme de estar com o Mestre, de O ver, e, sobretudo de O ouvir dizer que lhe perdoa a sua negação da noite anterior fica como que ‘esmagado’ pela realidade: o Senhor, Jesus, ressuscitou!

(ama, comentário sobre Jo 20, 1-9, 2012.03.14) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.