Questão 51: Da relação dos anjos com os corpos.
Questão 52: Da relação dos anjos com os lugares.
Questão 53: Do movimento local dos anjos.
Questão 54: Do conhecimento angélico.
Questão 55: Dos meios do conhecimento angélico.
Questão 56: Do conhecimento angélico dos seres imateriais.
Questão 57: Do conhecimento angélico em relação às coisas materiais.
Questão 58: Do modo do conhecimento angélico.
Questão 59: Da vontade dos anjos.
Questão 60: Do amor ou da dilecção dos anjos.
Questão 61: Da produção natural do ser angélico.
Questão 62: Da perfeição dos anjos na existência da graça e da glória.
Questão 63: Da malícia dos anjos quanto à culpa.
Questão 64: Da pena dos demónios.
Questão 50: Da substância dos anjos em absoluto.
Questão 50: Da substância dos anjos em absoluto.
Em seguida deve-se tratar da distinção entre a criatura corpórea e a espiritual. E, primeiro, da criatura puramente espiritual chamada anjo na Sagrada Escritura. Segundo, da criatura puramente corpórea. Terceiro, da criatura composta de corpo e espírito, que é o homem.
Quanto aos anjos, pois, deve-se tratar primeiro, do que lhes pertence à substância. Segundo, do que lhes pertence ao intelecto. Terceiro, do que lhes pertence à vontade. Quarto, do que lhes pertence à criação.
Quanto à substância, esta deve ser considerada em absoluto e por comparação com os corpos.
Sobre a substância deles em absoluto cinco artigos se discutem:
Art. 1 — Se o anjo é absolutamente incorpóreo.
Art. 2 — Se o anjo é composto de matéria e forma.
Art. 3 — Se é grande o número dos anjos existentes.
Art. 4 — Se os anjos diferem pela espécie.
Art. 5 – Se os anjos são incorruptíveis.
(são tomás de aquino, Suma Teológica,)
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