03/03/2012

Evangelho do dia e comentário


Quaresma -  I Semana

Evangelho: Mt 5, 43-48

43 «Ouvistes que foi dito: “Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo”. 44 Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem. 45 Deste modo sereis filhos do vosso Pai que está nos céus, o qual faz nascer o sol sobre maus e bons, e manda a chuva sobre justos e injustos. 46 Porque, se amais somente os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem os publicanos também o mesmo? 4 7 E se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de especial? Não fazem também assim os próprios gentios?  48 Sede, pois, perfeitos, como vosso Pai celestial é perfeito.

Comentário:

Uma e outra vez a Igreja conduz-nos para o grande tema da Quaresma: o perdão e o amor aos outros.

O próximo e o samaritano, o próximo e o levita, o próximo e o sacerdote, o próximo e… nós!

Qual daqueles três personagens encarnamos?
Qual é o nosso exemplo?

Acaba a primeira semana da Quaresma e já estamos bem cientes do que nos é pedido, o que temos de fazer. Talvez um ‘revolução’ interna na nossa maneira de pensar, de ver os outros de nos relacionarmos com os demais?

Com a certeza que o que realmente importa é que cheguemos ao  fim desta Quaresma com uma postura diferente mais de acordo com os desejos de Cristo, comecemos agora, já – NUN COEPI – sem perder mais tempo ou esperar por uma ocasião mais propícia que nunca surgirá.

(ama, comentário sobre Mt 5, 43-48, 2012.02.03)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.