05/02/2012

Confidências de alguém


Nota de AMA: 


Estas “confidências” têm, obviamente, um autor, que não se revela; foram feitas em tempo indeterminado, por isso não se lhes atribui a data. O estilo discursivo revela, obviamente, que se tratam de meditações escritas ao correr da pena. A sua publicação deve-se a ter considerado que, nelas se encontram muitas situações e ocorrências que fazem parte do quotidiano que, qualquer um, pode viver.

Paciência


Sou impaciente para com os outros porque sou impaciente comigo mesmo.

Quero tudo ao mesmo tempo e quero coisas demais.
O sonho em que constantemente me enleio, de fazer isto e aquilo, de ter, de possuir, de fazer uma quantidade de coisas e... a maior parte das vezes não chego a fazer nada.
Tenho de ser comedido comigo mesmo, no que faço, no que penso, no que desejo. Pouco me deve bastar, não tenho necessidade de grandes coisas.
Os meus desejos têm de ser controlados, para que não corra o risco de sofrer eu com a insatisfação e tornar-me ridículo aos olhos dos outros, a quem dou conhecimento das quimeras em que me perco.
Por outro lado, o que tenho de fazer, com urgência, é estabelecer uma lista de prioridades e preocupações. Aqueles que são base e vitais para a minha vida e a vida dos meus.
Com parcimónia e dignidade, sem dúvida, mas sobretudo com lógica e com determinação.
Depois estabelecer também o que há que fazer a par das actividades humanas propriamente ditas.
O meu trabalho apostólico, as tarefas que me cabem e que me vão sendo dadas.
Tenho de as levar a cabo, ou, pelo menos, fazer tentativas sérias para isso.
O meu plano de vida tem de ser ajustado de forma a por mais rigor na sua execução e no seu cumprimento diário.
É necessário dar o exemplo e, sobretudo, é necessário trabalhar. As horas do dia não chegam.
Comecei querendo meditar na paciência e cheguei aqui.
Parece-me que a conclusão é simples:
Tenho de ser ordenado para ser paciente e sensível à impaciência dos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.