07/01/2012

Evangelho do dia e comentário

Natal II Semana


07 de Janeiro

Evangelho: Jo 2, 1-11

1 Três dias depois, celebrava-se um casamento. 2 Jesus com os Seus discípulos foi também convidado para a boda. 3 Faltando o vinho, a mãe de Jesus disse-Lhe: «Não têm vinho». 4 Jesus respondeu-lhe: «Mulher, que nos importa isso a Mim e a ti? Ainda não chegou a Minha hora». 5 Disse Sua mãe aos que serviam: «Fazei tudo o que Ele vos disser». 6 Ora estavam ali seis talhas de pedra preparadas para a purificação judaica, que levavam cada uma duas a três medidas. 7 Jesus disse-lhes: «Enchei as talhas de água». Encheram-nas até cima. 8 Então Jesus disse-lhes: «Tirai agora, e levai ao chefe de mesa». Eles levaram. 9 Logo que o chefe de mesa provou a água convertida em vinho (ele não sabia donde viera, ainda que o sabiam os serventes, porque tinham tirado a água), chamou o esposo 10 e disse-lhe: «Todos servem primeiro o bom vinho e, quando já os convidados têm bebido bem, servem o inferior; tu, pelo contrário, tiveste o bom vinho guardado até agora». 11 Foi este o primeiro milagre de Jesus; fê-lo em Caná da Galileia. Assim manifestou a Sua glória, e os Seus discípulos acreditaram n'Ele.

Comentário:

Não sabemos – o Evangelista não o diz – qual foi a resposta do esposo ao chefe de mesa mas, podemos imaginar a sua surpresa. Deve ter-se apressado a provar esse vinho magnífico e mais surpreendido deve ter ficado.

Em primeiro lugar, porque sabia muito bem que não havia mais vinho e, muito menos, o néctar que agora era servido aos convivas.

Também nós, muitas vezes, não nos apercebemos que nos falta o vinho indispensável no banquete que oferecemos. Aquilo que temos e que gostosamente queremos partilhar com outros. Porque não preparámos convenientemente esse encontro e não nos prevenimos com reservas suficientes para que os que acolheram o nosso convite fiquem servidos.

Falo do banquete do apostolado em que convidamos as pessoas para as servirmos o melhor que sabemos e podemos para que fiquem cativadas e não se esqueçam desse banquete em que lhes falámos de Deus, da Sua Doutrina, da Sua Igreja, dos Seus planos para cada um.

Talvez não disponhamos de reservas ou bens suficientes para satisfazer todos e, então, que fazer?

Pois… recorrer à Medianeira por excelência, Aquela que irá dizer ao Seu Filho o que nos falta para não defraudar os convidados.

Ah… e, depois, fazer tudo quanto Ele nos disser!

(ama, comentário sobre Jo 2, 1-11, 2011.12.07)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.