04/12/2011

Evangelho do dia e comentário

Perante a vinda eminente do Senhor, os homens devem dispor-se interiormente, fazer penitência dos seus pecados, rectificar a sua vida para receber a graça especial divina que traz o Messias. Tudo isso significa esse aplanar os montes, rectificar e suavizar os caminhos de que fala o Baptista. (...) A Igreja na sua liturgia do Advento anuncia-nos todos os anos a vinda de Jesus Cristo, Salvador nosso, e exorta cada cristão a essa purificação da sua alma mediante uma renovada conversão interior[i]


Domingo da II semana do Advento 04 de Dezembro – S. João Damasceno, Doutor da Igreja

Evangelho: Mc 1, 1-8

1 Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. 2 Conforme está escrito na profecia de Isaías: “Eis que envio o Meu mensageiro diante de Ti, o qual preparará o Teu caminho”. 3 Voz do que brada no deserto: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as Suas veredas”. 4 Apareceu João Baptista no deserto, pregando o baptismo de penitência para remissão dos pecados. 5 E ia ter com ele toda a região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém, e eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. 6 Andava João vestido de pêlo de camelo, trazia um cinto de couro atado à volta dos rins e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. 7 E pregava, dizendo: «Depois de mim vem Quem é mais forte do que eu, a Quem eu não sou digno de me inclinar para Lhe desatar as correias das sandálias. 8 Eu tenho-vos baptizado em água, Ele, porém, baptizar-vos-á no Espírito Santo».

Comentário:

A figura inconfundível de João avulta no início da História da Salvação como o “pilar” onde assenta a eminente chegada do Messias Salvador.
A sua missão é bem clara e, ele próprio, a esclarece: preparar encontro definitivo de Cristo com os homens.
Há uma grandeza extraordinária na missão do Precursor que só um eleito, como ele o foi, poderia levar a cabo.
Todos os profetas que o antecederam como que se apagam na sua figura: 

Ele é o último profeta da história humana. 

O que veio anunciar não acontecerá passados séculos ou anos… mas de imediato.

O Messias já está entre os homens e é preciso que João O indique para que O reconheçam e, reconhecendo-o, oiçam as Suas palavras de vida eterna e O sigam.

(ama, comentário sobre Mc 1, 1-8, 2011.11.07)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.