27/10/2011

Evangelho do dia e comentário

São Gonçalo de Lagos [i]












T. Comum– XXX Semana




Evangelho: Lc 13, 31-35

31 No mesmo dia alguns dos fariseus foram dizer-Lhe: «Sai e vai-Te daqui porque Herodes quer matar-Te». 32 Ele respondeu-lhes: «Ide dizer a essa raposa: Eis que Eu expulso os demónios e faço curas hoje e amanhã, e ao terceiro dia atinjo o Meu termo.33 Importa, contudo, que Eu caminhe ainda hoje, amanhã e no dia seguinte; porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. 34 «Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados, quantas vezes quis juntar os teus filhos como a galinha recolhe os seus pintainhos debaixo das asas, e tu não quiseste! 35 Eis que a vossa casa vos será deixada deserta. Digo-vos que não Me vereis, até que venha o dia em que digais: “Bendito O que vem em nome do Senhor”».

Comentário:

Jesus comove-se com a Cidade Santa porque sabe o que lhe acontecerá no futuro: completamente arrasada!
Tivessem os seus habitantes, os chefes do povo que nela viviam, acreditado que Ele era o Messias esperado e as coisas poderiam ter sido muito diferentes.
Pelo menos não haveria o desespero de tantos porque, os filhos de Deus nunca desesperam já que têm, sempre, o refúgio conveniente e acessível para se resguardarem das vicissitudes.

(ama, comentário sobre Lc 13, 31-35, 2011.10.10)


[i] Nasceu em Lagos (Portugal), no ano 1360; partiu para Lisboa, ainda jovem, com o intuito de ingressar num instituto religioso e tomou o hábito na Ordem dos Eremitas de S. Agostinho. Renunciou, por humildade, a doutorar-se em Teologia. Foi prior em vários conventos da sua Ordem. Morreu em Torres Vedras no dia 15 de Outubro de 1422.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.