11/09/2011

Evangelho do dia e comentário













T. Comum– XXIV Semana




Evangelho: Mt 18, 21-35

21 Então, aproximando-se d'Ele Pedro, disse: «Senhor, até quantas vezes poderá pecar meu irmão contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?». 22 Jesus respondeu-lhe: «Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23 «Por isso, o Reino dos Céus é comparável a um rei que quis fazer as contas com os seus servos. 24 Tendo começado a fazer as contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos. 25 Como não tivesse com que pagar, o seu senhor mandou que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo o que tinha, e se saldasse a dívida. 26 Porém, o servo, lançando-se-lhe aos pés, suplicou-lhe: “Tem paciência comigo, eu te pagarei tudo”. 27 E o senhor, compadecido daquele servo, deixou-o ir livre e perdoou-lhe a dívida. 28 «Mas este servo, tendo saído, encontrou um dos seus companheiros que lhe devia cem denários e, lançando-lhe a mão, sufocava-o dizendo: “Paga o que me deves”. 29 O companheiro, lançando-se-lhe aos pés, suplicou-lhe: “Tem paciência comigo, eu te pagarei”. 30 Porém ele recusou e foi mandá-lo meter na prisão, até pagar a dívida. 31 «Os outros servos seus companheiros, vendo isto, ficaram muito contristados e foram referir ao seu senhor tudo o que tinha acontecido. 32 Então o senhor chamou-o e disse-lhe: “Servo mau, eu perdoei-te a dívida toda, porque me suplicaste. 33 Não devias tu também compadecer-te do teu companheiro, como eu me compadeci de ti?”. 34 E o seu senhor, irado, entregou-o aos guardas, até que pagasse toda a dívida. 35 «Assim também vos fará Meu Pai celestial, se cada um não perdoar do íntimo do seu coração ao seu irmão»

Meditação:

Dez mil talentos! Uma enormidade!

Como pagar?

Tal será a dimensão da minha dívida para com Deus!

Como pagar?

Sim, porque Ele tem todo o direito a exigir que Lhe pague!

Não tenho outra solução que lançar-me a Seus pés fazendo apelo à Sua misericórdia e pedir-lhe que consinta que lhe vá amortizando com pequenas ''prestações'' dos meus sacrifícios, dificuldades, mortificações, Santa Missa diária, oração perseverante e, sobretudo, com um amor tão grande que engloba tudo quanto tenho e quanto sou.

(ama, meditação sobre Mt 18, 21; 19, 1, 2010.08.12)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.