03/09/2011

Evangelho do dia e comentário

S. Gregório Magno












T. Comum– XXII Semana




Evangelho: Lc 6, 1-5

1 Num sábado, passando Jesus pelas searas, os Seus discípulos colhiam espigas e debulhando-as nas mãos, as comiam. 2 Alguns dos fariseus disseram-lhes: «Porque fazeis o que não é permitido aos sábados?». 3 Jesus respondeu-lhes: «Não lestes o que fez David, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? 4 Como entrou na casa de Deus, tomou os pães da proposição, comeu deles e deu aos seus companheiros, embora não fosse permitido comer deles senão aos sacerdotes?». 5 Depois acrescentou: «O Filho do Homem é Senhor também do sábado».

Comentário:

Aqui se vê a condição de Jesus e dos Seus discípulos: estavam com fome! E tão grande era a fome que umas simples espigas, esfareladas nas mãos, lhes servem para a mitigar!
No Seu calcorrear incessante pelas terras da Galileia e Judeia, Jesus mais que pensando no alimento, necessário para o corpo, sem dúvida, preocupa-se em propagar a Sua Palavra de vida Eterna que é o alimento, indispensável, para os espíritos das gentes esfomeadas de Deus. Mas não fica por aqui o Seu desvelo, para que nunca falte alimento à humanidade, há-de instituir a Sagrada Eucaristia, como recurso perene, até ao fim dos tempos, para todos os que querem saciar-se.

(ama, meditação sobre Lc 6, 1-15, 2009.04.30)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.