28/07/2011

Uma história real com o Anjo da Guarda

Em 19 de Abril de 1912 o Papa Pio X  recebeu afavelmente Don Orione, [1] que o pôs ao corrente dos progressos conquistados na Vía Apia Nueva, a Patagónia italiana, sugerindo-lhe a necessidade de erigir ali um grande templo. O Pontífice prometeu-lhe criar naquele bairro a Paróquia de Todos os Santos, a qual poria sob a direcção dos Filhos da Divina Providência. Com efeito, em 1920 inaugurou o templo nos arredores de São João de Latrão e Don Orione designou como seu primeiro pároco Don Roberto Rizzi.
Don Orione ao ver a paternal benevolência que o Papa lhe dispensava, animou-se a expressar-lhe o anseio que guardava no seu coração.
- Santo Padre: desejo pedir-lhe uma graça muito grande.
- Vejamos em que consiste esta graça tão grande disse Pio X, sorrindo.
Don Orione expôs-lhe confiadamente os principais fins dos seus institutos e pediu-lhe, que desejando fazer os votos perpétuos, se dignasse recebe-los pessoalmente. Pio X acedeu. Don Orione, pensando que deveria fazê-los noutra audiência, continuou a falar, e ao concluir a sua exposição e dispor-se a sair, perguntou:
- Santo Padre, quando posso vir para fazer os santos votos?
- Pois, agora mesmo! - respondeu o Papa.
Profundamente emocionado, Don Orione ajoelhou-se, abraçando e beijando os pés do venerando pontífice. Tirou do bolso o estatuto dos Pequenos Filhos da Divina Providencia e abriu-o na página assinalada com a fórmula do juramento. Nesse instante solene lembrou-se, consternado, que era necessária a presencia de duas testemunhas, e não havia ali ninguém que pudesse oficiar, pois a audiência era privada. Alzando los ojos, imploró:
- Santo Padre, são necessárias duas testemunhas… a menos que Vossa Santidade se digne dispensá-las…
O Papa olhou com um sorriso beatífico o filho fiel que tinha a seus pés:
- Serão testemunhas o meu anjo da guarda e o teu.
E ali, prostrado ante o vigário de Cristo, Don Orione formulou os seus votos perpétuos”

luis antequera, trad ama



[1] Luigi Orione, conhecido como Don Orione (1872-1940), é um santo italiano canonizado por João Paulo II en 1984 que missionou no Brasil, Uruguay, Argentina e Chile, países em que se lhe professa merecida veneração. Ordenado sacerdote em 1895, é o fundador numerosas ordens missionárias, como a Pequeña Obra de la Divina Providencia,  conhecida também como Obra Don Orione, os Ermitaños de la Divina Providencia, as Pequeñas Hermanas Misioneras de la Caridad, as Hermanas Adoratrices Sacramentinas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.