20/07/2011

Evangelho do dia e comentário







T. Comum– XVI Semana




Evangelho: Mt 13, 1-9

1 Naquele dia, saindo Jesus de casa, sentou-Se à beira do mar. 2 E juntou-se em volta d'Ele uma grande multidão de gente, de tal modo que foi preciso entrar numa barca e sentar-Se nela; e toda a multidão estava em pé napraia. 3 E disse-lhes muitas coisas por parábolas: «Eis que um semeador saiu a semear. 4 Quando semeava, uma parte da semente caiu ao longo do caminho; e vieram as aves do céu e comeram-na. 5 Outra parte caiu em lugar pedregoso, onde não havia muita terra; e nasceu logo, porque não tinha profundidade de terra.6 Mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou. 7 Outra parte caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram. 8 Outra parte, enfim, caiu em boa terra, e frutificou; uns grãos deram cem por um, outros sessenta, outros trinta. 9 Quem tem ouvidos para ouvir, oiça».

Comentário:

Quem tem ouvidos oiça!…  Nós temos ouvidos…por isso estamos aqui, para ouvir… uma e outra vez a palavra de Deus, para que esta se infiltre bem na boa terra do nosso coração.
Não queremos de modo nenhum, nem desejamos, ser outra coisa senão terra boa, fértil, fecunda, onde as coisas de Deus cresçam livremente, fortes e duradoiras e, sobretudo… dêem fruto.
Esta terra boa, este nosso coração, só è bom na medida em que cultivarmos as virtudes humanas pois são estas, como frequentemente Jesus ensina, que nos predispõem à aceitação da Palavra e da Vontade de Deus.
Virtudes humanas, na vida corrente, no contacto com os outros, na profissão, em casa.
Amabilidade, murmuração, espírito de serviço, bom ambiente, maus juízos.
(AMA, CC H.A.P. 1999.07.21)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.