12/07/2011

Evangelho do dia e comentário







T. Comum– XV Semana



Evangelho: Mt 11, 20-24

20 Então começou a censurar as cidades em que tinham sido realizados muitos dos Seus milagres, por não terem feito penitência. 21 «Ai de ti, Corozain! Ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidónia tivessem sido feitos os milagres que se realizaram em vós, há muito tempo que teriam feito penitência vestidos de saco e em cinza. 22 Por isso vos digo que haverá menor rigor para Tiro e Sidónia no dia do juízo, que para vós. 23 E tu, Cafarnaum, elevar-te-ás porventura até ao céu? Não, hás-de ser abatida até ao inferno. Se em Sodoma tivessem sido feitos os milagres que se fizeram em ti, ainda hoje existiria. 24 Por isso vos digo que no dia do juízo haverá menos rigor para a terra de Sodoma que para ti».

Meditação:

Quantas vezes me detenho a pensar no muito que tenho recebido ao longo da minha vida!
Milagres autênticos, curas de doenças gravíssimas, a guerra passada incólume, os acidentes em que nem sequer fui vítima, a inteligência, a facilidade de expressão, os problemas económicos, a família, a vocação, as consolações espirituais, as alegrias apostólicas... Tudo isto e muito, muitíssimo mais que tenho recebido sem mérito algum da minha parte.
Para estar de acordo com o Evangelho, deveria fazer penitência e converter-me.

Interrogo-me: - Quem? Eu!
Mas eu estou convertido, há muito que a minha Fé em Deus é inteira, total!

- Mas, não te parece que, nesse caso, deverias, pelo menos, rezar intensamente para que essa Fé se mantenha e cresça?

- Sem dúvida!
Reconheço que sou, neste caso, relapso.

- Então... Não precisas de conversão?

Esta lógica reduz-me à minha verdadeira estatura de pobre homem em busca de salvação e nada mais me ocorre que dizer-te:
- Senhor, salva-me!

(ama, meditação sobre Mt 11, 20-24, 2010.07.13)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.