26/06/2011

Evangelho do dia e comentário

S. Josemaria Escrivá







T. Comum– XIII Semana



Evangelho: Mt 10, 37-42

37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a Mim, não é digno de Mim. 38 Quem não toma a sua cruz e Me segue, não é digno de Mim. 39 Quem se prende à sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por Meu amor, acha-la-á. 40 «Quem vos recebe, a Mim recebe, e quem Me recebe, recebe Aquele que Me enviou. 41 Quem recebe um profeta na qualidade de profeta, receberá a recompensa do profeta; quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá a recompensa de justo. 42 E todo aquele que der de beber um simples copo de água fresca a um destes pequeninos, por ele ser Meu discípulo, na verdade vos digo que não perderá a sua recompensa».

Comentário:

Na Verdade, o amor, é exigente, açambarcador, omnipresente.

O homem, sendo ele próprio, um fruto do amor, tem esta necessidade incutida no seu espírito praticamente desde que nasce.

A sua felicidade só se concretiza com o amor, com o que recebe e, também, com o que dá.

Feito para amar, o homem não é feliz, não se realiza como homem se não viver intensamente este "dar e receber", não dar para receber, mas receber para distribuir.

O avaro não dá nem do que tem e lhe sobra, o generoso não espera que lhe sobre para dar. Dá quando é preciso sem esperar que lhe peçam.

Nunca fica sem recompensa porque, o Senhor, nunca se deixa vencer em generosidade.

(ama, comentário sobre Mt 10, 37-42, 2010.07.12)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.