11/05/2011

A política tem necessidade de cristãos

Duc in altum
Ao visitar Aquileia, sede da maior diocese europeia na Idade Média, Bento XVI lançou nesse sábado um apelo para que os cristãos levem os valores do Evangelho a todos os âmbitos, em particular a política.
        
Essa foi a mensagem que o pontífice deixou no discurso que dirigiu aos representantes eclesiais de 36 dioceses da Itália.

No meio da descristianização que se vive nestas terras, o bispo de Roma perguntou-se, na basílica desta antiga cidade romana – fundada no ano 180 –: “como é possível anunciar Jesus Cristo, como comunicar o Evangelho e como educar hoje na fé?”.

A sua resposta foi: “A missão prioritária que o Senhor lhes confia hoje, renovados pelo encontro pessoal com ele, consiste em testemunhar o amor de Deus pelo homem”.

“Vocês estão chamados a fazer isso antes de tudo com as obras do amor e as opções de vida a favor das pessoas concretas, começando pelos mais frágeis, indefesos, não auto-suficientes, como os pobres, os anciãos, os enfermos, os deficientes”.

No contexto de uma “busca com frequência exasperada de bem-estar económico” e de “grave crise económica e financeira” – acrescentou –,  os fiéis estão chamados a “promover o sentido cristão da vida, através do anúncio explícito do Evangelho, levado com dedicado orgulho e com profunda alegria aos diferentes âmbitos da existência diária”.

“Não reneguem nada do Evangelho naquilo que crêem – disse –, mas vivam entre os homens com simpatia, comunicando em seu próprio estilo de vida esse humanismo que deita suas raízes no cristianismo, buscando edificar junto a todos os homens de boa vontade uma ‘cidade’ mais humana, mais justa e solidária”.

Cristãos na política


Este compromisso – disse por último – é particularmente importante para a crise política actual.

Este âmbito "tem mais necessidade que nunca de ver pessoas, sobretudo jovens, capazes de edificar uma ‘vida boa’ e ao serviço de todos”.

“Os cristãos não podem retirar-se deste compromisso, pois se bem que são peregrinos para o Céu, vivem já aqui uma antecipação da eternidade”, concluiu.


 INFORMAÇÕES MUITO BREVES    [De vez em quando] 2011.05.10

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.