19/05/2011

Confidências de alguém

Confidências de Alguém
Nota de AMA: 
Estas “confidências” têm, obviamente, um autor, que não se revela; foram feitas em tempo indeterminado, por isso não se lhes atribui a data. O estilo discursivo revela, obviamente, que se tratam de meditações escritas ao correr da pena. A sua publicação deve-se a ter considerado que, nelas se encontram muitas situações e ocorrências que fazem parte do quotidiano que, qualquer um, pode viver.



Senhor, eu não sou digno que entres na minha casa

É grande a fé deste homem; disse Jesus: Vai o Teu servo vive e quando ia a chegar a casa veio ao seu encontro um criado que o informou que o servo doente estava de saúde. Perguntou a que horas tinha sido. Cerca da uma hora de ontem. Então viu que tinha sido a hora em que o Senhor lhe confirmara a cura do servo. Todos em sua casa se converteram.[1]

Este extraordinário episódio revela bem a fé que o Senhor aprecia.
Aquele homem não precisa nada mais que uma simples palavra do Mestre.
Nem sequer a Sua presença física junto do servo doente.
De facto o poder do Senhor não conhece distâncias ou obstáculos.
Desde que haja fé autêntica.
Eu, pobre de mim, permito-me duvidar, vezes sem conta, que o meu Senhor Jesus, que não vejo nem ouço fisicamente, está presente em cada momento, junto de mim!
Ele vê, ouve tudo quanto faço e sabe tudo quanto guardo no fundo da alma.
Por isso eu sei que o Senhor não pode ser enganado nunca e se entristece quando os meus lábios murmuram orações e o meu espírito está, longe.
Mas a fé que ressoa naquele pagão, a fé absoluta e total a que distância está de mim?
Creio eu firmemente, sem hesitações no meu Senhor?
Tenho eu absoluta e total confiança nele e no que Ele faz, quer e ordena?
Quantas vezes digo com os lábios, Senhor, se Tu quiseres... e com o coração pretendo dizer:
Faz-me isto porque eu o quero, eu o desejo?
Quando me entregar totalmente, absolutamente à confiança do Senhor, Ele fará o que Lhe peço, não porque eu o quero ou porque o desejo, mas porque terei atingido um grau de vida interior que só poderei querer e desejar o que é efectivamente agradável a Deus.

Senhor creio em Vós, eu quero crer em Vós, mas Senhor, eu sou um fraco homem cheio de necessidades que eu próprio vou criando e, sou também, Senhor, um pobre filho Teu que usa e abusa da Tua bondade.
Tenho-te como uma espécie de "resolve tudo" a quem recorro para ver solucionados os meus problemas, as minhas carências.
Não pode ser assim, não pode ser…
Aumenta, por isso, a minha fé em Ti e, porque eu não sei, ensina-me a crer total e absolutamente em Ti.
Tudo quanto Te peço e imploro, deves Senhor, considerá-lo como uma manifestação da minha humanidade defeituosa, da minha pequenez de espírito.
Sou desarrumado, cheio de coisas, repleto de poeiras e sujidades, a abarrotar de defeitos e pecados.
Por isso, Senhor, eu não sou digno que venhas à minha morada.
Mas se quiseres, Senhor, só se Tu quiseres, diz uma palavra e então a minha alma, o meu coração, o meu espírito ficarão limpos e arrumados, brilharão com o fulgor do Céu, resplandecentes de pureza e luz e, então, Senhor, se quiseres, poderás por momentos habitar esta casa que santificaste com a Tua palavra.

A qualquer hora, a qualquer momento, gostaria muito de receber a Tua visita, sei que não sou digno, Senhor, e por isso me bastará a Tua palavra de amor e misericórdia e eu ficarei curado de todos os males e todas as dificuldades serão ultrapassadas.





[1] cfr. Mt 8, 5-13

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.