12/04/2011

Medicina e Apostolado - Queres ser médico? 4

Medicina e Apostolado
Continuação
Donde vem, então, que tantos médicos sejam descrentes? A causa é que os seus estudos na Universidade estão totalmente vazios de idealismo. Os exercícios de dissecação anatómica prejudicam muito o surto das jovens almas para o ideal. Sem dúvida, os professores que conhecem o valor duma jovem alma poderiam facilmente contrabalançar essa influência pela sua própria fé e por um pouco de tacto; mas ai! Somos obrigados a dizer que, nas suas lições na Universidade, bom número de professores manifestaram eles próprios declarado desprezo à religião e à moral, o que acaba de arrefecer a vida religiosa da jovem geração de médicos. Se o digo, é para que redobres de piedade em face dessa corrente contrária, entre os estudantes de medicina. Não descures jamais os negócios de tua alma! Tanto mais quanto, no curso dos teus estudos, tiveres de ocupar-te exclusivamente do corpo. Uma pessoa que se familiariza com a morte torna-se facilmente cínica.

(tihamer toth, A profissão do Médico) [i]
Cont/


[i] Monsenhor Tihamer Toth nasceu em Szolnok (Hungria) em 1889. Estudou na Universidade de Pázmány, em Budapeste, e foi ordenado sacerdote em 1912.
Em 1916, começou um programa de rádio famoso que se tornou famoso no país. Em 1924, foi nomeado professor de Pedagogia na Universidade de Pázmány e, em 1931, foi escolhido para ser director do seminário de Budapeste. Foi sagrado bispo em 1938, mas faleceu pouco depois, em 1939. Em 1943, iniciou-se o processo para a sua beatificação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.