15/04/2011

Evangelho do dia e comentário

Quaresma - V Semana


Evangelho: Jo 10, 31-42

31 Os judeus, então, pegaram em pedras para O apedrejarem. 32 Jesus disse-lhes: «Tenho-vos mostrado muitas obras boas que fiz por virtude de Meu Pai; por qual destas obras Me apedrejais?». 33 Os judeus responderam-Lhe: «Não é por causa de nenhuma obra boa que Te apedrejamos, mas pela blasfémia, porque sendo homem, Te fazes Deus». 34 Jesus respondeu-lhes: «Não está escrito na vossa Lei: “Eu disse: Vós sois deuses”? 35 Se ela chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada, 36 a Mim, a Quem o Pai santificou e enviou ao mundo, vós dizeis: Tu blasfemas!, por Eu ter dito: Sou Filho de Deus? 37 Se Eu não faço as obras de Meu Pai, não Me acrediteis; 38 mas se as faço, mesmo que não queirais crer em Mim, crede nas Minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em Mim, e Eu no Pai». 39 Então os judeus procuravam novamente prendê-l'O, mas Ele escapou-Se das suas mãos. 40 Retirou-Se novamente para o outro lado do Jordão, para o lugar em que João tinha começado a baptizar; e ficou lá. 41 Foram muitos ter com Ele e diziam: «João não fez nenhum milagre, 42 mas tudo o que disse d'Este era verdade». E muitos acreditaram n'Ele.

Comentário:

Mais de uma vez os Evangelistas nos dizem que Jesus escapava das mãos dos judeus que O queriam prender, apedrejar ou precipitar do alto de uma colina.
Seria Jesus Cristo uma espécie de hipnotizador de suma categoria que conseguia ornar-se invisível aos olhos dos que queriam fazer-lhe mal?
Evidentemente, não!
Mas, de alguma forma, o Seu olhar, a Sua postura, a Sua palavra deveriam ser o bastante para paralisar ou dissuadir qualquer tentativa nesse sentido.
Lembramos como, em Getzemani, à simples revelação da Sua identidade, os que O procuravam para levar sob prisão, caíram por terra.
Mais que um acto de imponente magia – que não existia – tratava-se de uma afirmação da vontade de Cristo que só foi preso quando quis e permitiu.

A Sua prisão e morte nunca seria possível se Ele próprio a não consentisse e a ela Se tivesse entregue como Cordeiro levado ao matadouro.

(ama, comentário sobre Jo 10, 31-42, 2011.03.03)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.