11/04/2011

Bebendo o Cálice de Cristo

Duc in altum

Às vezes Deus quer que participemos no sofrimento humano

No final da Quaresma, pensava com é importante saber como viver os momentos dolorosos, como o sofrimento, o ser posto de lado, a solidão, os momentos de fraqueza, o desapontamento, a falta de fé, momentos que formam parte da existência humana porque são parte da realidade humana. Às vezes Deus quer que participemos no sofrimento humano.

Devemos amadurecer nesta capacidade de sofrer e ao mesmo tempo oferecê-lo a Jesus. Para tal, é necessário falar com Ele, gritar alto com Deus acerca do nosso sofrimento, ajoelhando com os olhos fixos no crucifixo.
Devemos formar este modo de pensar para que, no momento da Cruz, não andemos às voltas queixando-nos, tentando escapar, e desperdiçando este momento precioso em que Jesus partilha a Cruz connosco e nos dá uma pequena parte da Sua dor na Cruz.
A dor faz parte da vida humana. Não a evitemos, minimizando o seu significado, ou falando acerca dela trivialmente. Esta é a minha experiência como mulher fraca e frágil. Sei que muitas vezes, também perco esses momentos. Quando reflecti sobre a minha vida e realmente vi quão frequentemente isto aconteceu, disse para mim própria: “olha o que perdeste. Quão imatura eras.”
Na Comunidade temos três expressões que nos ajudam nestes momentos de sofrimento e provocação: “cala-te, engole e sofre”. Quando alguém te critica ou repreende e tu respondes defendendo-te, os outros jovens na Comunidade dizem: “ Perdeste o barco”.
O que queremos significar é que perdemos o “barco” da maturidade, do auto-controlo, da capacidade de estar tranquilo e sofrer com dignidade e em silêncio. Ensinei estas coisas a jovens porque, quando deixam a Comunidade, o seu patrão, no trabalho, quer que seja correcto, a sua esposa quer que seja correcto, os seus filhos argumentarão, e – sem dúvida – alguém terá de ceder para que a paz possa reinar.

Sim, a paz é o mais importante e saber “ceder” é a nossa força e salvaguarda.
É a misteriosa escola da Cruz, do nosso Deus que não explicou a Cruz mas a aceitou no corpo do Seu Filho crucificado. Jesus convida-nos a olhá-lo, a pedir-lhe a fé e o amor, para que o nosso coração não perca a esperança, e após as trevas de Sexta-Feira Santa, sabermos como guardar nas nossas próprias vidas a luz radiante da manhã da Páscoa!

O Jesus ressuscitado é a nossa verdadeira esperança, porque nele a dor e a morte estão derrotadas!

madre elvira petrozzi, "Drinking the Cup of Christ." [i], (CERC, 2011.04.06), trad ama.


[i] Mother Elvira Petrozzi é a fundadora da Comunita Cenacolo, que acolhe os perdidos e desesperados em sessenta e duas casa em quinze países.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.