18/03/2011

Evangelho do dia e comentário

Quaresma - I Semana

EvangelhoMt 5, 20-26

20 Porque Eu vos digo que, se a vossa justiça não superar a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus. 21 «Ouvistes que foi dito aos antigos: “Não matarás”, e quem matar será submetido ao juízo do tribunal. 22 Porém, Eu digo-vos que todo aquele que se irar contra o seu irmão, será submetido ao juízo do tribunal. E quem chamar cretino a seu irmão será condenado pelo sinédrio. E quem lhe chamar louco será condenado ao fogo da Geena. 23 Portanto, se estás para fazer a tua oferta diante do altar, e te lembrares ali que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem fazer a tua oferta. 25 Concilia-te sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele no caminho, para que não suceda que esse adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao guarda, e sejas metido na prisão. 26 Em verdade te digo: Não sairás de lá antes de ter pago o último centavo.

Comentário:

Agora! Agora é que é o tempo de corrigir, de pagar o que devemos, de restituir o que recebemos emprestado!
Sim! Agora que nos aproximamos, cada dia mais, do Juiz que há-de julgar a nossa vida, com extrema Misericórdia mas com exemplar Justiça!

Não se guarde para depois, para uma ocasião mais propícia que, talvez, nunca se apresente e vamos com diligente pressa ao encontro do perdão sacramental.
Ali, talvez humilhados, mas contritos, “liquidaremos” as contas pendentes, ficará registado que saldámos as contas e, assim, estaremos prontos para receber uma sentença favorável.

NUNC COEPI! AGORA!

(ama, comentário sobre Mt 5, 20-26, 2011.02.02)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.