17/12/2010

Textos de Reflexão para 17 de Dezembro

Sexta-Feira do Avento 17 de Dezembro


Evangelho: Mt 1, 1-17
1 Genealogia de Jesus Cristo, filho de David, filho de Abraão. 2 Abraão gerou Isaac, Isaac gerou Jacob, Jacob gerou Judá e seus irmãos. 3 Judá gerou, de Tamar, Farés e Zara, Farés gerou Esron, Esron gerou Aram. 4 Aram gerou Aminadab, Aminadab gerou Naasson, Naasson gerou Salmon. 5 Salmon gerou Booz de Raab, Booz gerou Obed de Rut, Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei David. 6 David gerou Salomão daquela que foi mulher de Urias. 7 Salomão gerou Roboão, Roboão gerou Abias, Abias gerou Asa. 8 Asa gerou Josafat, Josafat gerou Jorão, Jorão gerou Ozias. 9 Ozias gerou Joatão, Joatão gerou Acaz, Acaz gerou Ezequias. 10 Ezequias gerou Manassés, Manassés gerou Amon, Amon gerou Josias. 11 Josias gerou Jeconias e seus irmãos, na época da deportação para Babilónia. 12 E, depois da deportação para Babilónia, Jeconias gerou Salatiel, Salatiel gerou Zorobabel. 13 Zorobabel gerou Abiud, Abiud gerou Eliacim, Eliacim gerou Azor. 14 Azor gerou Sadoc, Sadoc gerou Aquim, Aquim gerou Eliud. 15 Eliud gerou Eleazar, Eleazar gerou Matan, Matan gerou Jacob, 16 e Jacob gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo. 17 Assim, são catorze todas as gerações desde Abraão até David; e catorze gerações desde David até à deportação para Babilónia, e também catorze as gerações desde a deportação para Babilónia até Cristo.



Nota:

Durante o Tempo do Advento não publicamos o costumado Comentário e/ou Meditação sobre o Evangelho do dia. Convidamos o leitor a fazê-lo e a amabilidade de o “postar) em comentários. 
Tema para consideração: A confissão frequente

2      Como devemos praticar a confissão frequente? – (5)

B) O propósito (cont)

O propósito tem de ser adaptado às necessidades e circunstâncias do momento. Deve ter como objecto uma falta que me dá muito que fazer e que hei-de combater com todo o afã; tem que ter em consideração a corrente interior da graça, que tão frequentemente toma por ponto de partida algum mistério de Cristo, da liturgia ou do ano eclesiástico, uma vivência íntima, a meditação, a leitura espiritual, uma inspiração interior, etc.
O propósito não há-de mudar, nem deve mudar em cada confissão; mas, se não varia, deve renovar-se, afiançar-se e aprofundar-se em cada confissão até que a falta que foi objecto do propósito seja vencida eficazmente com certa segurança e constância de forma que se tenha debilitado notavelmente o seu predomínio; amiúde o propósito deverá conservar-se até que mudem as circunstâncias exteriores. Certas faltas exteriores, como a curiosidade da vista, a quebra do silêncio ou faltas contra a caridade, terão que ser combatidas com um propósito especial até que se tenha conseguido que um costume oposto adquira predomínio. Para tal contribuem poderosamente o exame particular e a meditação diária.

Doutrina: CCIC – 592: Que significa o pedido: «O pão nosso de cada dia nos
                                      dai hoje»?
                   CIC –  2828-2834; 2861

Ao pedir a Deus, com o confiante abandono dos filhos, o alimento quotidiano necessário a todos para a subsistência, reconhecemos o quanto Deus nosso Pai é bom e está acima de toda a bondade. Pedimos também a graça de saber agir de modo que a justiça e a partilha façam com que a abundância de uns possa prover às necessidades dos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.