17/12/2010

Bom Dia! 79



Uma das grandes lições e exemplos neste campo vêm-nos exactamente de Jesus Cristo que passou a Sua  vida a trabalhar, primeiro como jovem com as ocupações normais dos jovens: estudar, - trabalho intelectual - aprender uma profissão, ajudando o Seu Pai Adoptivo no trabalho com que provia o sustento da família - trabalho braçal -, até aos últimos três anos da Sua vida na terra na ocupação da pregação do Reino, tão extenuante como se refere muitas vezes nos Evangelhos chegando a adormecer em pleno fragor de uma tempestade no mar, - trabalho espiritual ou intelectual -, tornando, deste modo todo o trabalho humano em trabalho divino.


De facto, trabalhar é colaborar com Deus de uma forma directa. Por isso mesmo, longe de um castigo, pena ou sujeição, o trabalho, qualquer que seja, é algo grandioso e de enorme valor.

''Ut operaretur'' ([i]) para que trabalhe, este foi o mandato do Criador ao primeiro ser humano.

E porquê podemos perguntarmo-nos?

Bom, não nos cabe questionar as decisões do Criador porque, em primeiro lugar, tem autoridade absoluta sobre a criatura e, portanto, determinar o que esta deve ou não fazer e, depois acresce uma razão, a nosso ver, determinante: a criatura tem necessariamente uma função que é a razão porque foi criada.

Não faz nenhum sentido - temos de usar termos humanos - criar alguma coisa, neste caso, um ser humano, só porque sim, isto é, sem nenhum objectivo concreto. O Criador, de facto, não precisa de nada e se 'fez' uma Obra, um Mundo complexo e belo, povoado de seres animais e vegetais de uma infinidade de espécies, perfeitamente organizadas e interdependentes, num ''jogo'' espantoso de complexidade e harmonia, tudo isto e muitíssimo mais que nem se consegue descrever, foi por um acto da Sua Vontade soberana, tendo, como diz a Bíblia «achado que tudo era bom» ([ii]), e, como último acto, criar o ser humano, foi, repete-se uma vez mais, por Amor.

Sim, Amor com maiúscula porque é Amor Divino. É que, Deus, sendo a plenitude do Amor, não pode deixar de praticar actos de amor e, de facto, fá-lo constantemente quando cria uma nova alma para uma vida humana que se inicia.

79


Para ver desde o início, clicar aqui: https://sites.google.com/site/sobreavidahumana/vida-humana

[i] Gen 3, 22-24
[ii] Gen 1, 31

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.