16/11/2010

Textos de Reflexão para 16 de Novembro

Terça 16 Nov
  
Evangelho: Lc 19, 1-10

1 Tendo entrado em Jericó, atravessava a cidade. 2 Eis que um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos publicanos e rico, 3 procurava conhecer de vista Jesus, mas não podia por causa da multidão, porque era pequeno de estatura. 4 Correndo adiante, subiu a um sicómoro para O ver, porque havia de passar por ali. 5 Quando chegou Jesus àquele lugar, levantou os olhos e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, porque convém que Eu fique hoje em tua casa». 6 Ele desceu a toda a pressa, e recebeu-O alegremente. 7 Vendo isto, todos murmuravam, dizendo: «Foi hospedar-Se em casa de um homem pecador». 8 Entretanto, Zaqueu, de pé diante do Senhor, disse-Lhe: «Eis, Senhor, que dou aos pobres metade dos meus bens e, naquilo em que tiver defraudado alguém, restituir-lhe-ei o quádruplo». 9 Jesus disse-lhe: «Hoje entrou a salvação nesta casa, porque este também é filho de Abraão. 10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido».

Comentário:

A verdadeira “chave” deste trecho do Evangelho reside exactamente no último versículo: «Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido».
Sem a presença de Jesus, Zaqueu, continuaria perdido para a Vida, para o Reino. Esta presença, constante, permanente na vida dos seres humanos é real e verdadeira porque Jesus continua à procura dos que precisam de ser encontrados e salvos. È também este o papel de todos os baptizados, levar a Jesus todos os homens com quem nos cruzamos na nossa vida corrente, sobretudo aqueles que, seja porque motivo for, parecem não dar pela Sua presença ou voluntariamente a ignoram. Para tal, sigamos o exemplo de Zaqueu e deixemos de lado qualquer hesitação motivada pelos respeitos humanos. A nossa missão, se a não fizermos, provavelmente ficará por fazer porque, cada um, tem uma missão própria que o Senhor lhe atribui e da qual terá de dar contas. 

(ama, comentário sobre Lc 19, 1-10, 2010.10.22)

Tema: Novíssimos - Inferno 4

Ser condenado ao Inferno não é, de facto, uma exactidão. O homem condena-se a si mesmo quando, voluntariamente, se afasta de Deus. Deste modo, Jesus Cristo não fará mais que confirmar essa opção. 

(ama, comentário sobre Inferno 3, 2010.10.22)

 Doutrina: CCIC – 561:  Como é que os pais educam os filhos na fé cristã?
                    CIC -  2252-2253

Principalmente com o exemplo, a oração, a catequese familiar e a participação na vida eclesial.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.