24/07/2010

Textos de Reflexão para 24 de Junho

Evangelho: Mt 13, 24-30

24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: «O Reino dos Céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo.25 Porém, enquanto os homens dormiam, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e foi-se.26 Tendo crescido a erva e dado fruto, apareceu então o joio.27 Chegando os servos do pai de família, disseram-lhe: “Senhor, porventura não semeaste tu boa semente no teu campo? Donde veio, pois, o joio?”.28 Ele, respondeu-lhes: “Foi um inimigo que fez isto”. Os servos disseram-lhe: “Queres que vamos e o arranquemos?”.29 Ele respondeu-lhes: “Não, para que talvez não suceda que, arrancando o joio, arranqueis juntamente com ele o trigo.30 Deixai-os crescer juntos até à ceifa, e no tempo da ceifa direi aos ceifeiros: Colhei primeiramente o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro”».
Meditação:

Tenho esta noção meridiana que sou um dos campos onde o Senhor semeou a boa semente. E, também, tenho bem presente que, juntamente com o trigo esperado, nasceu e cresceu o joio dos meus defeitos e traições, das minhas faltas e indolências e, como consequência – tantas vezes – abafou o bom trigo que o Senhor espera mandar colher um dia para o guardar no Seu celeiro da eternidade.
E, agora, que faço? Sem me deter, corro em busca de auxílio, de ajuda de quem sabe muito bem como debelar esta “praga” do meu joio pessoal.
Na confidência com o meu amigo de confiança e, mais importante, no recolhimento do confessionário, hei-de abrir a minha alma expor o meu coração, mostrando sem medo e sem hesitações esse joio que estagna a minha vida de piedade, me impede de crescer. Forte, pujante, cheio de vida interior que se transforme em boas obras.
Assim, conseguirei, seguramente, arrancar esse joio, haste a haste, leve o tempo que levar, custe o que custar, até me parecer com esse campo fértil e pronto para a ceifa tal como o Senhor desejou que eu fosse, desde o princípio do mundo.

(AMA, Meditação, Mt 13, 24-43, Julho 2008)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.