16/07/2010

Textos de Reflexão para 17 de Julho

Evangelho: Mt 12, 14-21

14 Os fariseus, saindo dali, tiveram conselho contra Ele sobre o modo de O levarem à morte. 15 Jesus, sabendo isto, retirou-Se daquele lugar. Muitos seguiram-n'O, e curou-os a todos. 16 Ordenou-lhes que não O descobrissem, 17 para que se cumprisse o que tinha sido anunciado pelo profeta Isaías: 18 “Eis o Meu servo, que Eu escolhi, o Meu amado, em Quem a Minha alma pôs as suas complacências. Farei repousar sobre Ele o Meu Espírito, e Ele anunciará a justiça às nações. 19 Não discutirá, nem clamará, nem ouvirá alguém a Sua voz nas praças; 20 não quebrará a cana rachada, nem apagará a torcida que fumega, até que faça triunfar a justiça; 21 e as nações esperarão no Seu nome”.

Meditação:

Se eu te seguir, Tu, Senhor, curar-me-ás porque, disfarçado no meio da multidão dos que te seguem, talvez não Te detenhas muito a pensar se eu mereço ou não ser curado. Embora saibas tudo, absolutamente, sobre mim, talvez o impacto de haver tantos a seguir-te que Te pedem, imploram, suplicam, mova o Teu Coração amantíssimo e Tu, movido por essa multidão, me cures também.
Deixa-me, Senhor, seguir-te para onde quer que vás, só Tu tens palavras de vida eterna; só Tu és o verdadeiro caminho, a única verdade, a vida que vale a pena. 

(AMA, Meditação sobre Mt 12,14-21, Julho 2008)

Tema: Jesus Cristo, O Salvador

Deixai que Cristo seja para vós o caminho, a verdade e a vida. Deixai que seja a vossa salvação e a vossa felicidade. Deixai que ocupe toda a vossa vida para alcançar com Ele todas as Suas dimensões, para que todas as vossas relações, actividades, sentimentos, sejam integradas n'Ele ou, por assim dizer, sejam "cristificados". Eu vos desejo que com Cristo reconheçais a Deus como princípio e fim da vossa existência.

(joão Paulo II, Monmartre, 1980.06.01) (cit. ama)

Doutrina: CCIC – 347: Quais são os pecados gravemente contrários ao 
                                                      sacramento do Matrimónio?                           
                                CIC – 1645-1648





São: o adultério; a poligamia, porque em contradição com a igual dignidade do homem e da mulher e com a unicidade e exclusividade do amor conjugal; a rejeição da fecundidade, que priva a vida conjugal do dom dos filhos; e o divórcio, que se opõe à indissolubilidade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.