Em seguida devemos tratar dos efeitos
da dor e da tristeza.
E sobre este ponto quatro artigos se
discutem:
Art. 1 — Se a dor elimina a faculdade
de aprender.
Art. 2 — Se o gravame do ânimo é
efeito da tristeza.
Art. 3 — Se a tristeza impede toda operação.
Art. 4 — Se a tristeza é sobretudo
nociva ao corpo.
Art.
1 — Se a dor elimina a faculdade de aprender.
O primeiro discute-se assim. — Parece
que a dor não elimina a faculdade de aprender.
