Mostrar mensagens com a etiqueta Progredir. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Progredir. Mostrar todas as mensagens

11/02/2011

Progredir 1


Tema para breve reflexão


Não nos detenhamos naquilo a que tivermos chegado; pelo contrário, isso há-de servir-nos para andar mais.
Vedes que somos caminhantes e dizeis: o que é andar? Dir-to-ei muito brevemente: andar é progredir (…)
Examina-te e não te contentes nunca com o que és, se queres chegar ao que todavia não és. Porque ali onde te consideras satisfeito, ali paras-te. Se disseres: “Já basta!”, pereceste. Cresce sempre. Progride sempre. Avança sempre.
                                                                                                                                                    


(Stº. Agostinho, Sermão 169, 16)

12/01/2011

Diálogos apostólicos




Achas estranho que tão depressa estejas radiante, quase eufórico, com os progressos, evidentes, que vives, como te parece que não sais do mesmo lugar e que são escusadas tanta luta e esforço.

Ouve-me com atenção: pensas que ao demónio lhe agrada o teu progresso?
Claro que não e, assim que te vê todo contente, logo te tenta com o desânimo de te sentires muito, muito longe da meta.

Portanto, já sabes, isso não vem de ti, mas sim “manobras” do tentador.

E, já agora, diz-me uma coisa: são assim uma luta e um esforço tão grandes e extenuantes, esses que travas diariamente? Não estarás a exagerar um pouco?

45



(ama, 2011.01.12)

08/01/2011

Diálogos apostólicos




Não te preocupes se vais de vagar.

O que interessa é não ficares - nunca - parado.

Quando a água para de correr acaba por se transformar em seio de morte e podridão.

Mas se correr, num fiozito que seja, o que nela existe sobrevive e progride.

41

 (ama, 2011.01.08)