Mostrar mensagens com a etiqueta Cart. (São João Paulo II). Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cart. (São João Paulo II). Mostrar todas as mensagens

17/10/2015

Temas para meditar - 522

Eucaristia


Ao celebrar a Eucaristia em tantos altares do mundo, agradecemos ao eterno Sacerdote o dom que nos deu no Sacramento do Sacerdócio.
E que nesta acção de graças se possam escutar as palavras postas pelo evangelista na boca de Maria na ocasião da visita a sua prima Isabel: Fez em meu favor maravilha o Poderoso, santo é o Seu nome (Lc1, 49).
Devemos também graças a Maria pelo inefável dom do Sacerdócio pelo qual podemos servir na Igreja cada homem. Que o agradecimento desperte também o nosso zelo (...)!
Demos graças incessantemente por isto; com toda a nossa vida; com tudo aquilo de que somos capazes. Juntos demos graças a Maria, Mãe dos sacerdotes. Como poderei pagar ao Senhor todo o bem que me fez? A taça da salvação levantarei e invocarei o nome do Senhor (Sal 115, 12-13) 


(são joão paulo ii, Carta aos sacerdotes, 1988.03.25)

07/10/2015

Temas para meditar - 516

Família


Segui a Cristo! Vós, esposos, tornai-vos participantes reciprocamente, do vosso amor e das vossas cargas, respeitai a dignidade humana do vosso cônjuge; aceitai com alegria a vida que Deus vos confia; tornai estável e seguro o vosso matrimónio por amor aos vossos filhos.
A finalidade do Sínodo é dar testemunho ao mundo de que a Igreja se apresenta como defensora da vida, que é a mensagem profética da “Humanae Vitae” e como defensora da família. A Igreja tem de dar testemunho unânime, sem deixar lugar a dúvidas ou confusões.
À luz do Novo Testamento é possível vislumbrar como o modelo ori­ginário da família deve ser procurado no próprio Deus, no mistério trinitá­rio da sua vida. O "Nós" divino constitui o modelo eterno do "nós" humano e, em primeiro lugar, daquele "nós" que é formado pelo homem e pela mulher, criados à imagem e semelhança de Deus. As palavras do livro do Génesis en­cerram em si aquela verdade sobre o homem que corresponde à própria expe­riência da humanidade. O ser humano é criado, desde «o princípio» como ho­mem e mulher: a vida da colectividade humana - tanto das pequenas como da sociedade inteira - está marcada por esta dualidade primordial. Dela derivam a «masculinidade» e «feminilidade» dos simples indivíduos, tal como daí re­cebe cada comunidade a própria riqueza característica, no recíproco complemento das pessoas. 


(são joão paulo iiCarta às famílias, 1994.11.02, nr. 6)

17/07/2015

Temas para meditar - 470

Seguir Cristo


Segue-Me. Caminha sobre os Meus passos. Vem a Meu lado!
Permanece no Meu amor! [i] é o convite que talvez nós tenhamos recebido...e segui-mo-Lo! O homem precisa deste olhar amoroso [ii] tem necessidade de se saber amado, saber-se amado eternamente e ter sido eleito desde a eternidade [iii]. Ao mesmo tempo, este amor eterno de eleição divina acompanha o homem durante a sua vida como o olhar de amor de Cristo. E talvez com mais intensidade no momento da prova, da humilhação, da perseguição, da derrota (...); então a consciência de que o Pai nos amou sempre no Seu Filho, de que Cristo ama a cada um e sempre, converte-se num sólido ponto de apoio para toda a nossa existência humana. Quando tudo leva a duvidar de si mesmo e do sentido da própria existência, então este olhar de Cristo, isto é, a consciência do amor que n'Ele se mostrou mais forte que todo o mal e que toda a destruição, essa consciência permite-nos sobreviver.




(são joão paulo ii, Carta aos jovens, 1985.03.31)