Mostrar mensagens com a etiqueta AMA - Reflectindo - Alegria. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta AMA - Reflectindo - Alegria. Mostrar todas as mensagens

05/02/2018

Temas para meditar e reflectir

Sobre a Alegria


Talvez não seja muito comum reflectir sobre a alegria, mas, antes, sobre o seu contrário: a tristeza.

Mas de facto reflectir sobre a alegria justifica-se plenamente porque deve ser uma das características principais cristão.

Jesus quer que a nossa alegria "seja completa", constante, não só de vez em quando por um motivo qualquer.

E nós temos um motivo sempre constante:

Sabermos que somos filhos de Deus!

Não há alegria maior!



(ama, reflexões, 03.12.2016)

12/07/2017

Reflectindo - 266

Alegria – 2

Forçosamente - quase - tenho de escrever sobre a alegria.

Porquê o "quase"?

Bom porque, em princípio, a alegria é o oposto da tristeza.

Mas estou triste?

Não!
Mas também não estou alegre!

É estranho?

Se é tenho de interrogar-me:
Tenho motivos para estar triste?
Não propriamente, porque nem chorar é uma manifestação de tristeza nem esta condiciona a minha vida.

E razões para estar alegre?

Ah! Isso tenho é muitas!

Inúmeras pessoas se preocupam comigo, me falam com frequência, se interessam, mostram a sua disponibilidade.
A tranquilidade económica é um factor muito importante, também.

Quero mais?

É aqui que bate o ponto.
Quero sempre mais, sinto-me credor de mais atenção, carinho, interesse.
Está visto, o que se passa comigo é um excessivo centrar-me em mim próprio.

Tenho, pois, a certeza que quando pensar mais nos outros que em mim, serei terei acesso permanente à alegria.



AMA, reflexões, 08.01.2017

05/07/2017

Reflectindo - 265

Alegria

Que tema tão difícil e fácil, ao mesmo tempo!

Difícil porque não sei como descrever a alegria a não ser a das pequenas coisas do dia a dia que enchem o coração e animam o espírito.

Coisas de escassa importância, mas que juntas ganham vulto.

Fácil porque para escrever esta reflexão tenho de estar alegre.

Aqui temos, portanto, a alegria:

Um calor no coração, que não apaga a dor, mas a arrefece, deixa para trás o ressentimento e traz o amor.

No fim e ao cabo, estar alegre é amar.

Alegria é Amor!



AMA, reflexões, 07.01.2017