Mostrar mensagens com a etiqueta AMA - Comentários ao Evangelho - Jo 12 24-26. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta AMA - Comentários ao Evangelho - Jo 12 24-26. Mostrar todas as mensagens

10/08/2019

Evangelho e comentário


TEMPO COMUM

São Lourenço

Evangelho: Jo 12, 24-26

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará».

Comentário:

«25 Quem se ama a si mesmo, perde-se; quem se despreza a si mesmo, neste mundo, assegura para si a vida eterna.»

Dá muito que pensar este versículo do capítulo 12 do Evangelho escrito por São João!

Amar-se a si mesmo? Isto é possível?
Infelizmente sim! Parece que, muitos, vivem numa espécie de ”limbo” em que só eles contam e merecem referência.
Julgam-se credores de toda a atenção e preocupações dos outros e, na verdade, ficam ressentidos quando não lhes falam, lhes perguntam como se encontram, como vai a sua vida.

E… «quem se despreza a si mesmo»? Isto é, quem sabe que o “seu valor” como pessoa humana nada é comparado com o “verdadeiro valor” que consiste em ser filho de Deus?

Ah! Estes são os felizes porque qualquer pequena atenção que tenham para com ele merece uma gratidão e provoca uma alegria enormes.

Não precisam de muito – aliás, não precisam de nada – por isso mesmo, se julgam não credores, mas devedores.
Não tendo nada a “cobrar” mas, sim, muito a “pagar”, a sua preocupação é encontrar os meios que lhe permitam ganhar “créditos” para amortizar a enormíssima dívida.

Ou seja, numa palavra, amar mais e melhor, obedecer mais prontamente e sem reticências, tentar com perseverança paciente e tenaz fazer, em tudo, a Vontade de Deus.

(AMA, comentário sobre Jo 12, 24-26, 10.08.2017)



10/08/2018

Evangelho e comentário


Evangelho 

São Lourenço

Evangelho: Jo 12, 24-26

24 Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto. 25 Quem se ama a si mesmo, perde-se; quem se despreza a si mesmo, neste mundo, assegura para si a vida eterna. 26 Se alguém me serve, que me siga, e onde Eu estiver, aí estará também o meu servo. Se alguém me servir, o Pai há-de honrá-lo.

Comentário:

Ao comparar-nos a um grão de trigo, Jesus Cristo está a elevar-nos a uma elevadíssima categoria.

O grão de trigo que se reproduz em quantidades de dezenas e dezenas de grãos é a base do alimento da humanidade.

O cristão pode – deve ser – fecundo como trigo e, com a sua acção apostólica, dar alimento a muitos.

É verdade! 

A humanidade tem fome que grassa um pouco por todo o lado mas, sobretudo, tem fome de Deus.

E se a fome pode ser debelada se os homens de boa vontade assim quiserem, a fome de Deus só pode ser saciada com a propagação do Reino de Deus, o conhecimento das verdades da Fé, a prática da vida cristã.

E, esta tarefa, cabe-nos a todos os baptizados.


(ama, comentário sobre Jo 12, 24-26, 2015.08.10)