10/08/2019

Evangelho e comentário


TEMPO COMUM

São Lourenço

Evangelho: Jo 12, 24-26

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará».

Comentário:

«25 Quem se ama a si mesmo, perde-se; quem se despreza a si mesmo, neste mundo, assegura para si a vida eterna.»

Dá muito que pensar este versículo do capítulo 12 do Evangelho escrito por São João!

Amar-se a si mesmo? Isto é possível?
Infelizmente sim! Parece que, muitos, vivem numa espécie de ”limbo” em que só eles contam e merecem referência.
Julgam-se credores de toda a atenção e preocupações dos outros e, na verdade, ficam ressentidos quando não lhes falam, lhes perguntam como se encontram, como vai a sua vida.

E… «quem se despreza a si mesmo»? Isto é, quem sabe que o “seu valor” como pessoa humana nada é comparado com o “verdadeiro valor” que consiste em ser filho de Deus?

Ah! Estes são os felizes porque qualquer pequena atenção que tenham para com ele merece uma gratidão e provoca uma alegria enormes.

Não precisam de muito – aliás, não precisam de nada – por isso mesmo, se julgam não credores, mas devedores.
Não tendo nada a “cobrar” mas, sim, muito a “pagar”, a sua preocupação é encontrar os meios que lhe permitam ganhar “créditos” para amortizar a enormíssima dívida.

Ou seja, numa palavra, amar mais e melhor, obedecer mais prontamente e sem reticências, tentar com perseverança paciente e tenaz fazer, em tudo, a Vontade de Deus.

(AMA, comentário sobre Jo 12, 24-26, 10.08.2017)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.