DOMINGO
PLANO
DE VIDA; (Coisas muito simples, curtas, objectivas)
Propósito:
Viver a família.
Senhor, que a minha família seja um
espelho da Tua Família em Nazareth, que cada um, absolutamente, contribua para
a união de todos pondo de lado diferenças, azedumes, queixas que afastam e
escurecem o ambiente. Que os lares de cada um sejam luminosos e alegres.
Pequeno exame: Cumpri o propósito que me propus ontem?
ANO DE SÃO JOSÉ
REDEMPTORIS
CUSTOS
III.
O HOMEM JUSTO - O ESPOSO
20.
Na Liturgia, Maria é celebrada como tendo estado “unida a José, homem justo,
por um vínculo de amor esponsal e virginal” (Collectio
Missarum de B. Maria Virgine, I. “Sancta Maria de Nazareth, Praefatio).
Trata-se,
de facto, de dois amores que, conjuntamente, representam o mistério da Igreja,
virgem e esposa, a qual tem no matrimónio de Maria e José o seu símbolo. “A
virgindade e o celibato por amor do Reino de Deus não só não se contrapõem à
dignidade do matrimónio, mas pressupõem-na e confirmam-na. O matrimónio e a
virgindade são os dois modos de exprimir e de viver o único Mistério da Aliança
de Deus com o seu povo” (Exort. Apost. Familiaris consortio
(22/11/1981), n. 16), que é comunhão de amor entre Deus e os
homens.
Mediante
o sacrifício total de si próprio, José exprime o seu amor generoso para com a
Mãe de Deus, fazendo-lhe “dom esponsal de si”. Muito embora decidido a afastar-se,
para não ser obstáculo ao plano de Deus que nela estava a realizar-se, por
ordem expressa do anjo ele manteve-a consigo e respeitou a sua condição de
pertencer exclusivamente a Deus.
Por
outro lado, foi do matrimónio com Maria que advieram para José a sua dignidade
singular e os seus direitos em relação a Jesus. “É certo que a dignidade da Mãe
de Deus assenta tão alto, que nada pode haver de mais sublime; mas, por isso
mesmo que entre a Santíssima Virgem a José foi estreitado o vínculo conjugal, não
há dúvida de que ele se aproximou como ninguém dessa altíssima dignidade, em
virtude da qual a Mãe de Deus ocupa lugar eminente, a grande distância de todas
as criaturas. Uma vez que o casamento é a comunidade e a amizade máxima a que,
por sua natureza, anda ligada a comunhão de bens, segue-se que, se Deus quis
dar José como esposo à Virgem, deu-o não apenas como companheiro na vida,
testemunha da sua virgindade e garante da sua honestidade, mas também para que
ele participasse, mediante o pacto conjugal, na sua excelsa grandeza” (LEÃO
XIII, Carta Enc. Quamquam pluries (15/08/1889).
FILOSOFIA – VIDA
HUMANA
Filosofia
e Religião, Vida Humana
Ninguém
deve duvidar que a Igreja tem o direito e a obrigação, não só de domínios das
coisas externas, quando é preciso julgar os meios aptos para pôr em prática a
doutrina.
(Enc.
Casti Comnubii, São Pio XII, AAS, 35, 1963, 301).
SÃO JOSEMARIA -
textos
A
arriscada segurança do Cristão 3
Não é
possível deixar-se ficar imóvel. É necessário avançar para a meta que S. Paulo
apontava: não sou eu quem vive; é Cristo que vive em mim. A ambição é alta e
nobilíssima: a identificação com Cristo, a santidade. Mas não há outro caminho,
se se deseja ser coerente com a vida divina que, pelo Baptismo, Deus fez nascer
nas nossas almas. O avanço é o progresso na santidade; o retrocesso é negar-se
ao desenvolvimento normal da vida cristã. Porque o fogo do amor de Deus precisa
de ser alimentado, de aumentar todos os dias arreigando-se na alma; e o fogo
mantém-se vivo queimando novas coisas. Por isso, se não aumenta, está a caminho
de se extinguir. Recordai as palavras de Santo Agostinho: Se disseres basta,
estás perdido. Procura sempre mais, caminha sempre, progride sempre. Não
permaneças no mesmo sítio, não retrocedas, não te desvies. (Cristo que Passa, 57)
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