10/03/2021

Virtudes - Gratidão

 



A graça transfigura a luta, sem a eliminar

O servo que enterrou o talento talvez se tenha sentido oprimido, até entristecido pelo esforço que implicava o que via os seus companheiros a fazer. Comparando-se com eles, e talvez sentindo-se inadequado para tal tarefa, procurou um caminho mais fácil e seguro. Assim, cavou um buraco e enterrou o que lhe tinha sido confiado, juntamente com todas as possibilidades que vinham com ele. Este enredo básico repete-se cada vez que evitamos o esforço e a incomodidade que exigem conseguir qualquer coisa que valha a pena na vida. Não devemos esquecer que a luta e o esforço na busca amorosa do bem não são injustos nem arbitrários. Fazem parte da própria natureza da vida, a vida que o Senhor santificou. No nosso caminho na terra, a união com Jesus acontecerá precisamente através de uma luta livre e amorosa por crescer nas virtudes sobrenaturais e humanas. Porque a graça não substitui a dinâmica própria da vida humana, antes a une a Deus.

Se considerarmos isto, os nossos esforços e a nossa luta não serão expressão de auto-suficiência ou de neopelagianismo. Não devemos esquecer nunca que, como escrevia S. Paulo aos Filipenses, «é Deus quem, segundo o seu desígnio, opera em vós o querer e o agir» (Fl 2,13). A luta não se opõe, portanto, à ação da graça em nós. No fundo, o crescimento nas virtudes teologais não é outra coisa senão amor - divino e humano -, e a santidade é, precisamente, «a plenitude da caridade»(São Josemaria, Sulco, 739).

São Josemaria exprime esta mesma verdade teológica a partir da perspetiva da oração: «Depois, enquanto falavas com o Senhor na tua oração, compreendeste com maior clareza que a tua luta é sinónimo de Amor, e pediste-Lhe um Amor maior, sem medo ao combate que te espera, porque lutarás por Ele, com Ele e n'Ele»[4]. Quanto mais tentarmos viver a nossa luta como amor, mais se fortalecerá o desejo de que esse amor, essa luta, aumente. Superaremos a tentação de enterrar o que recebemos devido ao desejo de evitar as incomodidades e, em vez disso, iremos investi-lo com todo o empenho que esse encargo necessariamente implica.

 

 

Justin Gillespie

Copyright © opusdei.org

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.