A
liturgia e os sacramentos em geral
2.2
Efeitos e necessidade dos sacramentos
Todos os
sacramentos conferem a graça santificante a quem não coloca obstáculos (Cf. Concílio de Trento: DS 1606)
. Esta graça é «o
dom do Espírito que nos justifica e nos santifica» (Catecismo 2003). Além disso, os sacramentos conferem a graça
sacramental, que á a graça «própria de cada sacramento» (Catecismo, 1128): um certo auxílio divino para
conseguir o fim desse sacramento.
Não só recebemos a
graça santificante, mas também o próprio Espírito Santo. «É pelos sacramentos
da Igreja que Cristo comunica aos membros do seu corpo o seu Espírito Santo e
santificador» (Catecismo, 739) - (A acção do Espírito Santo em nós «é que vivamos a
vida de Cristo ressuscitado» (Catecismo 1091); «une a Igreja à vida e à missão
de Cristo» (Catecismo 1092); «cura e transforma aqueles que O recebem,
conformando-os com o Filho de Deus» (Catecismo 1129)). O fruto da vida sacramental
consiste em que o Espírito Santo deifica os fiéis unindo-os vitalmente a Cristo
(cf. Catecismo, 1129).
Os três sacramentos do Baptismo, Confirmação e Ordem conferem, além da graça, o chamado carácter sacramental, que é um selo espiritual indelével impresso na alma (Cf. Concílio de Trento: DS 1609) , pelo qual o cristão participa do sacerdócio de Cristo e forma parte da Igreja segundo os diversos estados e funções. O carácter sacramental permanece para sempre no cristão como disposição positiva para a graça, como promessa e garantia da protecção divina e como vocação para o culto divino e serviço da Igreja. Por conseguinte, estes três sacramentos não podem ser reiterados (cf. Catecismo, 1121).
Os sacramentos que
Cristo confiou à sua Igreja são necessários – pelo menos o seu desejo – para a
salvação, para alcançar a graça santificante, e nenhum é supérfluo, embora nem
todos sejam necessários para todas as pessoas Cf. Concílio de Trento: DS 1604..
Juan
José Silvestre
Revisão da versão portuguesa por AMA.
Bibliografia
básica
Catecismo da Igreja Católica, 1066-1098; 1113-1143; 1200-1211 e 1667-1671.
Leituras
recomendadas
São Josemaria, Homilia «A Eucaristia, mistério de fé e de amor», em Cristo que Passa , 83-94; também os n. 70 e 80. Temas Actuais do Cristianismo, 115.
J. Ratzinger, Introdução ao Espírito da Liturgia, Edições Paulinas, 2002.
J.L. Gutiérrez-Martín, Belleza y misterio. La liturgia, vida de la Iglesia, EUNSA (Astrolabio), Pamplona 2006, pp. 53-84, 13-126.
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