23/10/2020

Outubro - Mês do Rosário





MISTÉRIOS DO EVANGELHO i

Segundo Mistério 

Perfeição


«Sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito.» (Cfr. Mt 5, 48)

Como podes Tu, Senhor meu, mandar-me tal coisa!
Como cumprir tal mandato?
Não será, Senhor, que mandas algo impossível?
Tu, que sabes tudo, conheces as minhas fraquezas e limitações, como me mandas tal coisa tão grande! Sim, Tu, sabes tudo e, por isso sabes que Te amo e que, nesse amor, ponho toda a minha esperança e confiança em Ti. Esperança que me ajudarás com o que me falta. Confiança em que, sabendo o que preciso, providenciarás o necessário para poder cumprir o que mandas. “Da quod iube et iube quod vis”. (Stº Agostinho)


Jesus Cristo enuncia um ideal de conduta humana. Como todos os ideais, também este é difícil de atingir. Mas não impossível, porque o Senhor nunca pede impossíveis aos Seus filhos.
Como interpretar, então, o que diz?

Faltará, talvez, acrescentar: Este é - deve ser - o teu ideal; esforça-te por consegui-lo.

A mim, pobre homem, que de ideais percebo muito pouco, não me resta fazer senão o que Jesus sugere: Fazei o possível! E, com a segurança do Seu auxílio e apoio, sei muito bem que, para Ele, nada é impossível. 


Os perfeitos só se encontram no Céu(Cfr. São Josemaria, Sulco, 758)

Assim as coisas ficam mais claras e, parece-me que encontrei a solução: Tenho de ser santo e, para tanto, só existe um caminho seguro: Fazer, em tudo, a Vontade de Deus.


Docere me facere voluntatem tuam quia Deus meus es tu!” Este, quero que seja o meu lema diário, constante. Ajuda-me, Senhor, a concretizá-lo, minha Mãe, Maria Santíssima, São José meu Pai e Senhor, Anjo da Minha Guarda, tomai-me pela mão para que não me desvie do meu caminho.» (AMA, Orações diárias)

A dificuldade principal – julgo – está em que, muitas vezes, desejamos que a Vontade de Deus se “conforme” com a nossa própria vontade o que, corresponderá de certo modo, termos Deus como que ao “nosso serviço”, quando deverá ser exactamente o contrário.

Não há outro remédio nem caminho para solucionar este assunto: Pedir, com insistência perseverante: ‘Senhor, ajuda-me a fazer sempre a Tua Vontade’.

Talvez se levante a questão: Qual é a Vontade de Deus?

Por nós próprios teremos sempre alguma dificuldade em saber mas, iluminados pelo Conhecimento, Dom do Espírito Santo, veremos com clareza o que Deus quer que façamos em cada momento.

Assim, parece que a invocação do Divino Espírito Santo para que nos conceda este Dom, é fundamental para ultrapassar as dificuldades que possamos sentir neste caso.

Trata-se, também, de “honestidade intelectual”, ou seja, tendo consciência das nossas limitações, recorrer a Quem pode dar-nos ajuda significativa e decisiva.

(AMA, 2019)


[i] Escolhi este título para uma série de reflexões sobre os mistérios contidos no Evangelho. Se por “mistério” consideramos algo que não entendemos inteiramente ou não compreendemos com meridiana clareza, então julgo que o Evangelho contém muitas atitudes, palavras, gestos de Jesus Cristo cujo verdadeiro significado e “alcance” nos escapa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.