16/07/2020

Nossa Senhora do Carmo

O escapulário do Carmo é uma manifestação da protecção da Mãe de Deus aos seus devotos. A 16 de Julho de 1251, a Virgem apareceu a São Simão Stock e disse: "Quem morrer com ele não padecerá do fogo eterno".

O Papa Pio XII alude a esse fato quando diz: "Não é uma questão de pouca importância, mas a conquista da vida eterna em virtude da promessa feita, segundo a tradição, pela Santíssima Virgem".

Também reconhecida por Pio XII, há uma tradição de que a Virgem, para aqueles que morrem com o Santo Escapulário e expurgam sua culpa no Purgatório, com sua intercessão os fará chegar à pátria celestial o mais rápido possível, ou, no mais tardar, no Sábado após sua morte.

O escapulário do Carmo é um sacramental.


Oh! Maria, Rainha e Mãe do Carmelo, vós olhais com especial bondade para quem se reveste do vosso Escapulário.
Suplico-vos que fortaleçais com o vosso poder a minha fraqueza, iluminai a escuridão da minha mente com a vossa sabedoria.
Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade, para que vos possa render todos os dias a minha homenagem.
Que o Santo Escapulário atraia sobre mim o vosso olhar misericordioso.
Traga-me a vossa especial protecção nas lutas diárias, para que eu possa ser fiel a vós e ao vosso Divino Filho.
Possa o Santo Escapulário afastar-me de todo o pecado e me lembre sempre o dever de imitar-vos e revestir-me com as vossas virtudes.
Desde agora me esforçarei para viver na vossa presença, ser na vida um espelho da vossa humildade, caridade, paciência, mansidão e empenho!
Mãe querida, apoiai-me com o vosso constante amor, para que eu, vosso filho mais pecador, possa um dia trocar o vosso Escapulário pela veste celestial e viver convosco e todos os santos do Carmelo no Reino do vosso Filho. Ámen! (Oração Carmelita)


O Escapulário que uso há-de proteger-me na hora da minha morte. Certo que me assistirás nessa derradeira hora, fico tranquilo que melhor companhia poderia desejar para me conduzir ao Pai? 
(AMA, orações diárias)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.