03/06/2020

Perfeição

Ânsia de Perfeição 1

A ânsia de perfeição pode ser má? Pode, realmente, pode.
Até pode ser uma tentação. Quando nos deixamos absorver e dominar por esse anseio ficamos como que tolhidos para fazer o que devemos quando devemos.
Aparecem as distracções ou falta de concentração - por exemplo - na oração o que nos incomoda sobremaneira, um desejo quase absorvente de estabelecer prioridades, devaneios, sonhos.
Está bem, Jesus recomendou a luta pela perfeição e é o que devemos fazer a todo o custo porque é a única forma de progredir na nossa vida como cristãos.
O que acontece algumas vezes - talvez bastantes vezes é que em vez de encarar esta luta com calma e ponderação nos "atiramos" como que num frenesim atabalhoado de numa ilusão pateta de concluir.
Tal comportamento é - seguramente - a cedência pura e simples à tentação do demónio, nada interessado no nosso progresso na vida interior. Por isso, contemos que se encarniçará, usando como principal alvo a nossa imaginação: a "louca da casa" como lhe chamava Santa Teresa de Jesus.
Há que pedir com insistência ao Divino Espírito Santo que nos ilumine e nos outorgue os Seus Dons, nomeadamente, de Paciência, Entendimento e Sabedoria.
Só poderemos progredir se os nossos passos forem determinados, seguros, por um campo recto sem desvios,  com um objectivo nítido no horizonte próximo. Sim, refiro horizonte próximo porque é o que nos deve interessar.  O que está longe num futuro que não sabemos, terá o seu tempo... se lá chegarmos.
Temos de ter claríssimo que o que convém é o "hoje" e o "agora: - NUNC COEPI - principalmente porque não sabemos se o amanhã chegará para nós.
Claro está  que este modo de proceder envolve luta e, por vezes, renhida já que o comodismo e a impaciência nos levam à negligência e à precipitação.
Voltamos à pergunta com que iniciei esta reflexão: A ânsia de perfeição pode ser má? Parece-me que sim, que pode ser se a deixarmos dominar o nosso espírito e condicionar as nossas acções.

(AMA, reflexões, 2019)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.