12/06/2020

LEITURA ESPIRITUAL



ACTOS DOS APÓSTOLOS 1
Prólogo

1 No meu livro anterior, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus fez ensinou, desde o princípio 2 até ao dia em que foi elevado ao céus; tendo dado as Sua instruções por meio do Espírito Santo aos Apóstolos que tinha escolhido, foi arrebatado ao Céu; aos quais também Se manifestou vivo depois da Sua Paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias falando do Reino de Deus.

Úlimas instruções de Jesus

4 Estando à mesa  com eles, ordenou-lhes que que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, 5 «que ouvistes – disse Ele- da Minha boca; porque João, na verdade, baptizou em água, mas vós sereis baptizados no Espírito Santo daqui a poucos dias». 6 Então, os que estavam reunidos perguntaram-Lhe: «Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel?». 7 Ele respondeu-lhes: «Não vos compete saber os tempos nem os momentos que o Pai reservou ao Seu poder; 8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis Minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia, na Samaria, e até os confins da mundo».

Ascensão de Jesus

9 Tendo dito isso, elevou-Se à vista deles olhavam, e uma nuvem O ocultou aos seus olhos. 10 Como estivessem olhando para o céu enquanto ele ia subindo, eis que surgiram diante deles dois personagens vestidos de branco, 11 que disseram: «Homens da Galileia, porque estais aí parados olhando para o céu? Esse Jesus, que, separando-SE de vós foi elevado aos céus, virá do mesmo modo que O vistes ir para o Céu».

PRIMEIRA PARTE: A IGREJA DE JERUSALÉM

12 Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, que fica perto da cidade, a jornada de um sábado.[1] 13 Quando chegaram, subiram ao cenáculo onde permaneciam habitualmente Pedro, João, Tiago e André; Filipe, Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão, o zelote, e Judas, irmão de Tiago. 14 Todos estes perseveravam na oração, com as mulheres e com Maria, a mãe de Jesus, e com os Seus irmãos.

Escolha de Matias

15 Naqueles dias, Pedro levantou-se entre os irmãos - um grupo de cerca de cento e vinte pessoas -, e disse: 16 "Irmãos, é necessário que se cumpra o que o Espírito Santo predisse na Escritura pela boca de David, a respeito de Judas, que serviu de guia aos que prenderam Jesus. 17 Ele foi era um dos nossos, e tinha recebido a sua parte no nosso  ministério. 18 Este homem, depois de adquirir um campo com o dinheiro da sua iniquidade, tendo caído de cabeça, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. 19 Este facto tornou-se tão notório a todos os habitantes de Jerusalém, que aquele campo se ficou a chamar, na língua deles, Aceldama, isto é, Campo de Sangue. 20 Com efeito, está escrito no Livro de Salmos: "Fique deserta a sua morada, e não haja ninguém que nele habite”'; e: "Que outro o seu ministério”. 21 Portanto, é necessário que escolhamos um dos homens que estiveram connosco durante todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu entre nós, 22 desde o baptismo de João até o dia em que Jesus foi elevado dentre nós às alturas. É preciso que um deles seja constituído connosco testemunha de Sua ressurreição». 23 Então foram apresentados dois: José, chamado Barsabás, também conhecido como Justo, e Matias. 24 Depois oraram: »Senhor, tu conheces o coração de todos, mostra-nos qual destes dois escolheste 25 para assumir este ministério apostólico que Judas abandonou, indo para o lugar que lhe era devido». 26 Então tiraram sortes, e a sorte caiu sobre Matias; assim, ele foi associado aos onze apóstolos.

Comentários:

         Depois dos Evangelhos, consideramos o LIVRO DOS ACTOS DOS APÓSTOLOS como o primeiro que devemos ter como a nossa Leitura Espiritual diária. Será, de resto, lógico porque nele se contem a descrição fidedigna dos acontecimentos da Igreja Nascente, logo após a Ascenção de Jesus ao Céu. Da sua leitura – meditada – colheremos inestimáveis conhecimentos e lições para a nossa formação espiritual de cristãos. Sobretudo, aprenderemos como vencer as dificuldades e ultrapassar os obstáculos, as que, a debilidade e fraquezas pessoais e as vicissitudes com que vamos deparando ao longo da vida, bem como, a hostilidade dos ambientes adversos e de oposições – ou mesmo perseguições – que o mundo nos vai colocando. Nos Actos dos Apóstolos encontraremos constantes exemplos de homens simples, iletrados ou pouco cultos, foram vencendo esses obstáculos e, se tornaram COLUNAS DA IGREJA e do REINO DE DEUS, nesta terra onde vivemos. Hão-de surgir, inevitavelmente, no nosso coração, sentimentos de gratidão profunda por esses exemplos e o desejo sincero de aproveitar ao máximo este legado de amor e perseverança.

(AMA, 2020)




[1] «Jornada de um Sábado»: cerca de um quilómetro, distância que se podia percorrer sem violar a Lei do repouso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.