São Marcos
Cap. IV
1 De novo começou a
ensinar à beira-mar. Uma enorme multidão vem agrupar-se junto dele e, por isso,
sobe para um barco e senta-se nele, no mar, ficando a multidão em terra, junto
ao mar. 2 Ensinava-lhes muitas coisas em parábolas e dizia nos seus ensinamentos:
3 «Escutai: o semeador saiu a semear. 4 Enquanto semeava, uma parte da semente
caiu à beira do caminho e vieram as aves e comeram-na. 5 Outra caiu em terreno
pedregoso, onde não havia muita terra e logo brotou, por não ter profundidade
de terra; 6 mas, quando o sol se ergueu, foi queimada e, por não ter raiz,
secou. 7 Outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram, sufocaram-na, e
não deu fruto. 8 Outra caiu em terra boa e, crescendo e vicejando, deu fruto e
produziu a trinta, a sessenta e a cem por um.» 9 E dizia: «Quem tem ouvidos
para ouvir, oiça.» 10 Ao ficar só, os que o rodeavam, juntamente com os Doze,
perguntaram-lhe o sentido da parábola. 11 Respondeu: «A vós é dado conhecer o
mistério do Reino de Deus; mas, aos que estão de fora, tudo se lhes propõe em
parábolas, 12 para que ao olhar, olhem e não vejam, ao ouvir, oiçam e não
compreendam, não vão eles converter-se e ser perdoados.» 13 E acrescentou: «Não
compreendeis esta parábola? Como compreendereis então todas as outras parábolas?
14 O semeador semeia a palavra. 15 Os que estão ao longo do caminho são aqueles
em quem a palavra é semeada; e, mal a ouvem, chega Satanás e tira a palavra
semeada neles. 16 Do mesmo modo, os que recebem a semente em terreno pedregoso,
são aqueles que, ao ouvirem a palavra, logo a recebem com alegria, 17 mas não
têm raiz em si próprios, são inconstantes e, quando surge a tribulação ou a
perseguição por causa da palavra, logo desfalecem. 18 Outros há que recebem a
semente entre espinhos; esses ouvem a palavra, 19 mas os cuidados do mundo, a
sedução das riquezas e as restantes ambições entram neles e sufocam a palavra,
que fica infrutífera. 20 Aqueles que recebem a semente em boa terra são os que
ouvem a palavra, a recebem, dão fruto e produzem a trinta, a sessenta e a cem
por um.» 21 Disse-lhes ainda: «Põe-se, porventura, a candeia debaixo do
alqueire ou debaixo da cama? Não é para ser colocada no candelabro? 22 Porque
não há nada escondido que não venha a descobrir-se, nem há nada oculto que não
venha à luz. 23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, oiça.» 24 E prosseguiu:
«Tomai sentido no que ouvis. Com a medida que empregardes para medir é que
sereis medidos, e ainda vos será acrescentado. 25 Pois àquele que tem, será
dado; e ao que não tem, mesmo aquilo que tem lhe será tirado.» 26 Dizia ainda:
«O Reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra. 27 Quer esteja a
dormir, quer se levante, de noite e de dia, a semente germina e cresce, sem ele
saber como. 28 A terra produz por si, primeiro o caule, depois a espiga e,
finalmente, o trigo perfeito na espiga. 29 E, quando o fruto amadurece, logo
ele lhe mete a foice, porque chegou o tempo da ceifa.» 30 Dizia também: «Com
que havemos de comparar o Reino de Deus? Ou com qual parábola o
representaremos? 31 É como um grão de mostarda que, ao ser deitado à terra, é a
mais pequena de todas as sementes que existem; 32 mas, uma vez semeado, cresce,
transforma-se na maior de todas as plantas do horto e estende tanto os ramos,
que as aves do céu se podem abrigar à sua sombra.» 33 Com muitas parábolas como
estas, pregava-lhes a Palavra, conforme eram capazes de compreender. 34 Não
lhes falava senão em parábolas; mas explicava tudo aos discípulos, em
particular. 35 Naquele dia, ao entardecer, disse:
«Passemos para a outra margem.» 36 Afastando-se da multidão, levaram-no
consigo, no barco onde estava; e havia outras embarcações com Ele. 37 Desencadeou-se,
então, um grande turbilhão de vento, e as ondas arrojavam-se contra o barco, de
forma que este já estava quase cheio de água. 38 Jesus, à popa, dormia sobre
uma almofada. 39 Acordaram-no e disseram-lhe: «Mestre, não te importas que
pereçamos?» Ele, despertando, falou imperiosamente ao vento e disse ao mar:
«Cala-te, acalma-te!» O vento serenou e fez-se grande calma. 40 Depois
disse-lhes: «Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?» 41 E sentiram um
grande temor e diziam uns aos outros: «Quem é este, a quem até o vento e o mar
obedecem?»
Comentários:
1-41 -
As comparações,
exemplos, que Jesus Cristo dá quando fala do Reino de Deus devem ter ficado
gravadas para sempre na mente e no coração dos que as ouviram. E em nós também,
porque por inspiração do Espírito Santo os evangelistas no-las fizeram chegar. São
palavras, explicações, simples, acessíveis que qualquer um pode perceber. Desta
forma ninguém poderá dizer que não entende. O que é importante é que ninguém
possa dizer: ninguém me explicou! Essa é a nossa tarefa o encargo de qualquer
cristão.
Como
comentar este trecho do Evangelho? Com as minhas pobres palavras humanas? Não! Deixo
o comentário mais completo, esclarecedor e definitivo que é aquele que o
próprio Senhor faz, na explicação da parábola.
Este semeador de que
Cristo fala é O Próprio Deus que não faz qualquer acepção de pessoas dando a
todos as mesmas oportunidades. Às «mãos cheias», com extraordinária
prodigalidade, vai lançando ao mundo a Sua palavra, para que todos –
absolutamente – possam usufruir de quanto contém e, sobretudo, das
oportunidades de salvação. O Reino de Deus é vasto, mas Ele chega a todo o lado
enviando os Seus apóstolos de hoje – como fez com os de ontem – a todos os
lugares da terra. E, como o semeador, fica esperando com expectante interesse,
como essa palavra, essa semente lançada no coração dos homens, frutifica, dando
muitoS e bons frutos ou, ao contrário, estiola e morre sem nada produzir. Ele, O
Senhor, fez o “Seu trabalho”, nós, homens, temos de fazer o nosso, isto é,
receber essa semente e cuidar com esmero desta dádiva absolutamente gratuita
para que, ao ajudá-la a crescer e frutificar, possamos distribuir a outros essa
semente, palavra e garantia de Vida Eterna.
Talvez haja quem pense que Jesus Cristo deveria falar
de outro modo, mais claro, directo. A verdade é que - desde sempre - a melhor
forma de apresentar algo novo e revelar o até então desconhecido, ė através de
exemplos gráficos, simples e assertivos que melhor possam ser compreendidos. Sobretudo
naquele tempo de escassa cultura, ensinar usando os métodos tradicionais era
algo reservado só a alguns e, o povo comum e anónimo, não tinha nem acesso nem
possuía bases que lhe permitissem compreender o que se lhes transmitia. Seja
como for, o Evangelista confirma que tudo era explicado aos discípulos para que
entendessem bem a doutrina que as parábolas encerravam.
Como já antes comentamos, as comparações que o
Senhor faz com o Reino dos Céus são tão simples e despidas de artifícios que
qualquer um pode entender. Aos que nos dedicamos ao apostolado - que devemos
ser todos os cristãos - deve servir-nos de exemplo a seguir: a nossa
preocupação deve ser que nos entendam e compreendam o que desejamos transmitir.
Donde que, a "velha desculpa eu não tenho jeito para falar", não tem
qualquer cabimento.
É muito comum usar este texto de São Marcos para
estabelecer uma correlação com a Igreja. De facto, desde o início tem sido
submetida a autênticas tempestades que, muitas vezes, atingem proporções de
autêntica catástrofe. E tal como os da barca, também nós nos perguntamos: ‘Onde
estás Senhor que pareces ausente ou desinteressado da sorte dos Teus filhos
objecto de violências incríveis, vítimas de furor persecutório que provoca
inumeráveis vítimas’? Sim… onde estás Senhor Tu que és a cabeça desta Igreja’? É
para nós um mistério do qual o demónio se serve muitas vezes para abalar a
nossa fé e confiança. Neste debate íntimo que é lógico e naturalmente
justificável, escolhamos antes rezar com redobrada confiança pelos perseguidos
e pelos que perseguem, pela paz na Igreja e nos seus filhos.
Quantas
vezes, Senhor, me ponho a pensar que dormes, que não vês o que se passa comigo.
Sofro, tenho necessidades – julgo ter necessidades – aquela pessoa que tanto
gostava morreu, desfez-se uma família a quem tanto quero, sou humilhado, tenho
necessidade de justiça, parece-me que estou sozinho entregue a mim mesmo e às
minhas dificuldades e problemas. Dormes, Senhor? Como me admiro, que Tu, que me
amas – sei que me amas – adormeças assim, alheio à minha situação! Mas, depois,
vejo que o sono é meu, a dormência é minha, o alheamento sou eu que o vivo.
Percebo que Te quero como um “Deus particular”, só para mim, que me resolva os
problemas e aplane as dificuldades e esqueço-me do mais importante: ter fé
inquebrantável em que, Tu, sabes mais, e que tudo, absolutamente, é para bem. Omnia
in bonum!
Jesus dorme rendido pelo cansaço de um trabalho
apostólico intenso. A Sua humanidade, como a nossa, precisa de descansar.
Cristo é um Homem Perfeito, mas não é um super-homem, tem fome, sente sede, é
vencido pela fadiga. Esta realidade comove e atrai e, de certo modo, realça a
humanidade do Salvador. De facto, Ele é igual a nós em tudo excepto no pecado.
«Porque
sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?» e poderia ter acrescentado: o que mais será preciso para que a tenham! De facto, só sabemos a
“medida” da nossa fé, quando esta é colocada à prova. É fácil dizer ‘acredito’,
‘creio’ quando não há nenhum risco ou perigo ou, talvez, uma situação de
confronto. Aí...sim! Afirmar que se tem fé e, mais que afirmar, sentir a fé
sólida, inabalável, inamovível... aí, quando o ambiente é adverso,
contestatário, intolerante, mundano, ateu, aí... nessas situações em que os
outros nos olham com suspeita ou desprezo, troçam e fazem pouco e se permitem
teorizar sobre a “crendice” e “falta de cultura” que, segundo eles, caracteriza
os verdadeiros cristãos, aí é que se revela em toda a sua grandeza a força da
nossa fé em Jesus Cristo Nosso Senhor.
Porque temo, Senhor?! Porque me parece
que Tu dormes, que não Te dás conta da tempestade que me assalta, da tormenta
que me assedia. Mas… oiço-Te: Sim, Eu
durmo, é verdade, a Minha humanidade que, por tua causa assumi, leva-me ao
cansaço e o corpo, rendido, adormece; mas, acaso não estou no teu barco? Como
podes então supor que o vento ou o mar ou outra coisa qualquer, tem algum poder
sobre Mim?! A Minha humanidade pode adormecer mas a Minha divindade permanece
e, Eu, sou o Senhor de todas as coisas… não acreditas nisto? Ó Senhor,
eu acredito, mas bem sabes como a minha fé é débil e que, sem Ti, me sinto perdido.
Fica comigo, Senhor, fica no meu barco, dorme, descansa que eu fico de vela
para que nada aconteça. Mas, não Te esqueças, Senhor, aumenta a minha fé!
De facto, parece que a Fé tem a ver com o medo! Muita
gente tem, realmente, medo de ter Fé porque adivinha que, ao tê-la, a sua vida
“se complica” inevitavelmente. A pessoa com Fé tem um sentido diferente da vida
daquele que a não possui e, mais, obriga-se a proceder de acordo com essa mesma
fé que, de modo simples, se pode traduzir: Acreditar em Jesus Cristo.
O Senhor não dorme, isto é, nunca se alheia
das verdadeiras necessidades dos Seus irmãos os homens. Muitas vezes parece que
Lhe é indiferente mas não! Está apenas a pôr à prova a nossa fé, a nossa
confiança.
A bonança que se segue à tempestade faz esquecer a
violência e o temor que aquela provocou. Assim a paz de espírito que se instala
no nosso coração depois da Confissão Sacramental. O bem alcançado passa, assim,
a ser muito mais importante que o mal-estar anterior. A absolvição que, em nome
do Pai, do Filho e do Espírito Santo, o Sacerdote nos concede, é o lenitivo
necessário e conveniente para a inquietação e humilhações que o pecado
provocou. Vale a pena!!!
A Luz do Mundo fala da luz e
explica que quem possui luz tem por obrigação iluminar o ambiente, os outros. Não
pode guardar para si um bem que lhe foi dado, exactamente para ser portador e
meio de transmissão. O que temos - tudo absolutamente - foi-nos entregue em
confiança, em primeiro lugar para que o utilizemos nos nossos esforços de
melhoria pessoal, na procura da santidade, depois para que distribuamos esses
mesmos bens pelos outros que deles possam precisar para atingir o mesmo fim.
As
palavras de Jesus: «Com a medida com que medirdes vos medirão a vós, e ainda
se vos acrescentará»,
constituem uma autêntica sentença a ter em conta muito cuidadosamente. De
facto, dar acrescenta sempre algo a quem recebe, mas, o que dá, também recebe
porque não se dá nada que não se tenha recebido antes. Nós, os homens, na
realidade, não temos nada nosso, tudo nos foi dado por Deus e, quando daquilo
que recebemos damos uma parte a quem precisa, recebemos daquele a quem demos, a
gratidão e de Deus, a compensação porque, Ele, nunca Se deixa vencer em
generosidade.
Nós,
os cristãos, somos a «luz do mundo» na medida em reflectimos a Luz de
Deus, e não temos o direito de a guardar só para nós. Iluminados pelo Espírito
Santo, vamos – temos de ir – espalhando à nossa volta essa claridade que tudo
descobre e retira das sombras o que deve estar à vista. Mas… atenção, essa
“luz” não é outra coisa que o exemplo que damos de nós mesmos com a nossa vida
e comportamento.
Este trecho de São Marcos
contém uma declaração de Jesus de extrema importância para a nossa vida de
cristãos. Por palavras Suas, diz expressamente: «Tomai sentido no que ouvis. Com a medida que empregardes para medir é
que sereis medidos, e ainda vos será acrescentado. Pois àquele que tem, será
dado; e ao que não tem, mesmo aquilo que tem lhe será tirado.» Todos, mais
ou menos, temos esta tendência de julgar, aferir o comportamento dos outros sem
qualquer autoridade ou direito de o fazer. Pois bem: é essa “medida” que o
Senhor fala e que, garante, será usada connosco. Somos bons? Óptimo pois,
então, o Senhor garante-nos que poderemos ser muito melhores. Somos mesquinhos,
orgulhosos, convencidos que sabemos o suficiente? Pois, então, a nossa
sabedoria revelar-se-á em ignorância e, aquilo que guardamos com tanto orgulho,
ser-nos-á tirado e ficaremos reduzidos a simples humanos sem valor,
qualificação ou merecimento.
O Senhor, por vezes, é algo enigmático
no Seu discurso. Pelo menos assim nos parece, mas, se atendermos
bem, compreenderemos o que Jesus Cristo quer dizer com as Suas palavras: Em
primeiro lugar destaca o privilégio dos filhos de Israel como povo escolhido
por Deus para ser o primeiro a receber o Seu Reino, cumprindo as promessas
feitas ao longo dos tempos tal como nos revelam os Profetas; Em segundo lugar
porque deseja que a conversão seja um acto interior, fruto de um amadurecimento
na Fé nele como Filho Unigénito de Deus e Salvador de todos os homens, e não
algo furtuito nascido de um entusiasmo ocasional sem raízes profundas. Porque
a conversão é algo pessoal; já a Fé pertence a Deus concedê-la como dom e graça
inteiramente gratuitos.
O êxito apostólico – por assim dizer –
depende em grande parte de nós próprios, é certo, mas está intimamente ligado
àqueles a quem nos dirigimos e às disposições que possam ter no momento. De
facto, temos de ter em atenção que “as condições” para sementeira podem variar
devido às circunstâncias particulares que cada um vive, donde, seja
absolutamente necessário um critério esclarecido, uma visão correcta para
escolher o momento, a ocasião mais apropriada. Ajudar-nos-á, sem dúvida, pedir
ajuda ao Espírito Santo, talvez utiizando a famosa composição de São Tomás de
Aquino: “Oh! Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho: Inspira-me sempre o que
devo pensar, o que devo dizer, como devo dizer. O que devo calar, o que devo
escrever, como devo fazer, ara obter a Vossa Glória, o bem das almas e a minha
própria santificação”.
Haverá trabalho mais nobre e útil que
semear? Penso que não! Transmitir aos outros o que se sabe ser verdade,
conhecimentos sobre um ofício ou tarefa, formas de actuar nas diversas
circunstâncias e fases da vida corrente e, sobretudo, as verdades da Fé Cristã,
além de ser trabalho nobílissimo é serviço de Deus e a Deus. Ele, não obstante
as nossas fraquezas e debilidades, – ou talvez por isso mesmo – quer servir-se
de cada um dos homens, sem excluir ninguém, para transmitir a Sua Palavra, dar
a conhecer o Seu Reino. Mas... atenção! O primeiro “campo” a semear é o nosso
coração, a nossa alma. Instruir-nos, estudar, aprofundar o mais possível, de
modo que, a semente que iremos utilizar seja a melhor, a mais conveniente a que
melhores frutos poderá produzir.
É
preciso, também, ter presente que, raramente quem colhe é aquele que semeou,
não é este o seu encargo. Querer a todo o custo ver a seara, pode “apagar” o
verdadeiro sentido de serviço e albergar algum sentimento de vã glória. Por
isso mesmo convém, sumamente, orientar a sementeira de acordo com as instruções
do Director Espiritual que sabe muito bem onde e como semear e, até, a ocasião
mais oportuna para o fazer. Seguindo este critério, semeemos, pois, a semente
de Deus e, Ele, a fará frutificar independentemente do “terreno” onde foi
lançada.
Ao
considerarmos este trecho de São Marcos voltamos sempre à mesma reflexão: Sou
cristão! Sou Filho de Deus! Sou – devo ser – o reflexo da Sua luz que ilumina o
mundo! Como poderei fazê-lo se “ficar em casa”, não contactar os outros, enfim…
se não fizer apostolado? Convençamo-nos que ser apóstolo não é mais que
reflectir nos outros a Luz que recebemos de Cristo.
Na
sua pregação, Jesus Cristo repete muitas vezes, de forma semelhante, esta
frase: «Se alguém tem
ouvidos para ouvir, oiça». É um aviso sério a ter muito em conta por todos
os homens, sobretudo pelos cristãos. A Palavra que ouvimos é Palavra de vida
eterna, tem a ver com a nossa salvação, por isso é de suma importância entender
o que ouvimos, mas, principalmente, ouvir de forma a pôr em prática o que nos é
dito. Se não… seremos uns sujeitos passivos, desatentos e a quem éindiferente
ou pouco importa o que lhe é dito. Será uma pena e um desperdício com
resultados nefastos e, talvez, decisivos para a nossa própria felicidade.
O que
tenho, na verdade, não é meu, não me pertence, foi-me emprestado para fazer
render e passar a outros. Na medida em que o fizer – e tenho de o fazer como
obrigação cristã – ser-me-á acrescentado e, não obstante dar, passarei a ter
mais. É, de facto, um mistério mas, para mim, é claro como água porque foi O Próprio
Jesus quem o disse. Ajuda-me, Senhor, a partilhar a luz que de Ti recebo para
que outros também possam ver como eu vejo.
‘Quem
dá aos pobres empresta a Deus!’ ouvia o meu querido Pai dizer com frequência.
Mais que uma frase bonita, ela transmite uma realidade já que foi o próprio
Jesus Cristo Quem garantiu que nem um simples copo com água dado por amor ao
próximo ficará sem recompensa. Assim é que o Senhor devolve com altíssimos
juros aquilo que Lhe emprestamos nas pessoas que nos pedem assistência. É,
pois, um excelente negócio a ter muito em conta.
O
Reino de Deus não é algo que se instala no espírito do homem de um momento para
o outro. Começa no nosso Baptismo em que, por obra e Graça do Espírito Santo,
somos convertidos em Filhos de Deus e, depois, ao longo da nossa vida deverá ir
crescendo através da prática das boas obras, da frequência dos Sacramentos,
principalmente com a recepção da Sagrada Comunhão Eucarística. Este é o campo,
a semente onde devemos “trabalhar” com afinco, pedindo que a Graça de Deus nos
robusteça a Fé, a Esperança e a Caridade que enformarão todo o nosso ser
humano.
Damo-nos
conta da extraordinária Graça que nos é concedida: saber-mos de “fonte segura”
o que é o Reino de Deus? Passaram centenas e centenas de anos em que uma
incomensurável multidão de seres humanos não sabia exactamente o que era e, em
enorme maioria, nem sequer suspeitava da sua existência. Foram esses homens um
pouco “desconfiados” e de escassa cultura que nos transmitiram esse
conhecimento tal como o ouviram repetidas vezes dos lábios de Cristo. Como
devemos agradecer, venerar e exaltar esses Discípulos e Apóstolos a quem tanto
devemos!
O Reino de Deus existe quer o homem queira ou não,
deseje ou não fazer parte dele. O Senhor explica abundantemente e com paciência
amorosa o que é esse Reino e as vantagens – reais – de participar no seu
anúncio a todos os homens sem distinção ou acepção. Os trabalhadores do Reino,
que devemos ser todos os cristãos, têm uma garantia de “sucesso” que é dada
pelo próprio Rei: mesmo que a sua acção seja como um grão de mostarda,
aparentemente insignificante, o resultado ultrapassa tudo o que possamos
imaginar. Grandes e pequenas sementeiras, todas darão frutos porque é O Senhor
Quem os faz surgir para os santificar e distribuir por todos.
Um grão de mostarda! Tal é o Reino de Deus!
Esse mesmo Reino que Cristo veio instaurar na, missão a que entregou a própria
Vida. Como Deus é simples! Nós, homens, temos esta tendência para O considerar
Grande e Poderoso e, consequentemente, complicado. Mas não é. Não há nada nem
ninguém mais simples que Deus, porque sendo Uno tem de ser simples, só o
múltiplo é complicado e, por vezes, difícil de entender. A Deus Nosso Senhor
entendemo-Lo perfeitamente desde que, verdadeiramente, escutemos o que nos
diz.
Como se pode ver, o Reino de Deus que
Jesus Cristo veio anunciar e trazer à terra, só existirá com o concurso do
trabalho do homem. Não podemos ficar inertes à espera que tudo aconteça como
uma dádiva de Deus. Esta dádiva – aquilo que Deus assegura no Seu Reino –
serão os frutos que o nosso trabalho, bem feito, com perseverança e
persistência dará e que Ele distribuirá conforme Lhe aprouver. No fim e ao cabo,
trata-se de exercer a nossa vocação pessoal – seja qual for – com os olhos
postos no Senhor A Quem queremos oferecer o nosso trabalho e dedicar o nosso
empenho. Ora, para que tal possa ser aceite, tem de ser algo em que nos empenhámos
a sério, pondo todas as nossas capacidades e talentos naquilo que fazemos seja
semear, estudar, ensinar, construir… o quer que seja a nossa profissão, o nosso
trabalho. Assim, seremos, de facto e pleno direito, súbditos deste Reino que
nos foi dado pelo próprio Rei com a Sua imolação na Cruz.
Que
extraordinário! Este Rei, Criador e Senhor de todas as coisas, quer que O
“ajudemos” na construção do Seu Reino! Sem mérito algum da nossa parte,
concede-nos essa dignidade espantosa: construtores do Reino de Deus! É
admirável a confiança que o Senhor tem em nós, pobres criaturas cheios de
fraquezas e misérias, para levar a cabo tão portentosa tarefa. Não
desperdicemos a oportunidade, não desiludamos Quem nos convida. A paga será
proporcional à tarefa: Incomensurável.
Dia após dia, passo a passo, assim é, deve ser, o
trabalho de apostolado com perseverança e confiança. Perseverança em não
esmorecer no trabalho, mesmo que os frutos tardem em surgir ou, até, não os
vejamos nunca. Alguém os colherá quando for o tempo certo. A missão do apóstolo
não é colher, mas sim semear, não em seu nome mas em nome de Deus. Confiança
porque, o Senhor, não deixa nunca que o trabalho de apostolado seja em vão.
Ele, que sabe mais, decidirá quando e como os frutos hão-de aparecer e, também,
não deixará sem prémio, o trabalho efectuado em Seu Nome.
Somos,
de facto, imensamente mais afortunados que os discípulos que seguiam Jesus!
Esta afirmação que faço sem hesitar, vem-me da constatação de que, a mim, não é
preciso que o Senhor me explique as parábolas com que Se refere ao Seu Reino.
Aqueles se encarregaram de, ao longo dos tempos, as irem explicando e
comentando de modo que, o que hoje nos chega é tão abundante e rico que só quem
não quiser realmente entender é que terá alguma dúvida. Mas, eles, foram os
primeiros e enfrentavam uma “novidade”, algo tão “revolucionário”, grandioso e,
ao mesmo tempo, simples que não eram capazes por si sós de entender
completamente o significado. A catequese de Jesus Cristo, chega-nos até aos
dias de hoje através da Sua Igreja e do Magistério, desta Igreja que,
constantemente, propõe aos seus filhos, abundantes meios de formação e
enriquecimento espiritual. Mal de nós se não os aproveitar-mos!
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