COMENTANDO OS EVANGELHOS
Cap. XI
1 Quando Jesus acabou de dar estas instruções aos doze discípulos, partiu dali, a fim de ir ensinar e pregar nas suas cidades. 2 Ora João, que estava no cárcere, tendo ouvido falar das obras de Cristo, enviou-lhe os seus discípulos 3 com esta pergunta: «És Tu aquele que há-de vir, ou devemos esperar outro?» 4 Jesus respondeu-lhes: «Ide contar a João o que vedes e ouvis: 5 Os cegos vêem e os coxos andam, os leprosos ficam limpos e os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa-Nova é anunciada aos pobres. 6 E bem-aventurado aquele que não encontra em mim ocasião de escândalo.» 7 Depois de eles terem partido, Jesus começou a falar às multidões a respeito de João: «Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? 8 Então que fostes ver? Um homem vestido de roupas luxuosas? Mas aqueles que usam roupas luxuosas encontram-se nos palácios dos reis. 9 Que fostes, então, ver? Um profeta? Sim, Eu vo-lo digo, e mais que um profeta. 10 É aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu mensageiro diante de ti, para te preparar o caminho. 11 Em verdade vos digo: Entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista; e, no entanto, o mais pequeno no Reino do Céu é maior do que ele. 12 Desde o tempo de João Baptista até agora, o Reino do Céu tem sido objecto de violência e os violentos apoderam-se dele à força. 13 Porque todos os Profetas e a Lei anunciaram isto até João. 14 E, quer acrediteis ou não, ele é o Elias que estava para vir. 15 Quem tem ouvidos, oiça!» 16 «Com quem poderei comparar esta geração? É semelhante a crianças sentadas na praça, que se interpelam umas às outras, 17 dizendo: ‘Tocámos flauta para vós e não dançastes; entoámos lamentações e não batestes no peito!’ 18 Na verdade, veio João, que não come nem bebe, e dizem dele: ‘Está possesso!’ 19 Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘Aí está um glutão e bebedor de vinho, amigo de cobradores de impostos e pecadores!’ Mas a sabedoria foi justificada pelas suas próprias obras.» 20 Jesus começou então a censurar as cidades onde tinha realizado a maior parte dos seus milagres, por não se terem convertido: 21 «Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres realizados entre vós, tivessem sido feitos em Tiro e em Sídon, de há muito se teriam convertido, vestindo-se de saco e com cinza. 22 Aliás, digo-vos Eu: No dia do juízo, haverá mais tolerância para Tiro e Sídon do que para vós. 23 E tu, Cafarnaúm, julgas que serás exaltada até ao céu? Serás precipitada no abismo. Porque, se os milagres que em ti se realizaram tivessem sido feitos em Sodoma, ela ainda hoje existiria. 24 Aliás, digo-vos Eu: No dia do juízo, haverá mais tolerância para os de Sodoma do que para ti.» 25 Naquela ocasião, Jesus tomou a palavra e disse: «Bendigo-te, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26 Sim, ó Pai, porque isso foi do teu agrado. 27 Tudo me foi entregue por meu Pai; e ninguém conhece o Filho senão o Pai, como ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.» 28 «Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.»
Comentários:
1-8 -
Compreende-se a atitude de João: quer que os
seus enviados confirmem pessoalmente quanto lhes tem dito sobre Jesus Cristo. Ouvindo
da boca do próprio Senhor o que tem feito na sua missão por terras de Israel,
compreendem que tal corresponde ao que estava anunciado a respeito do Messias,
ou seja, que as Escrituras se cumprem à letra na Pessoa de Cristo. Assim se
confirma a sua fé e podem seguir sem medo os ensinamentos de João Baptista
seguros que eles os levam ao Redentor.
2-11 -
Será que, ao ler este
trecho de São Mateus, podemos concluir que João não sabia quem era Jesus? Não! Em
primeiro lugar eram primos, familiares próximos, João tinha – ainda no seio de
sua mãe, Isabel, reconhecido Cristo como consta no trecho de São Lucas relativo
à Visitação de Nossa Senhora – então, porque envia os seus discípulos a obter,
directamente, uma confirmação do que já sabe? Pois… por eles mesmos, os seus
discípulos que vendo o Senhor e ouvindo as Suas palavras ficam sem dúvidas ou
quaisquer perguntas por responder. E, isto, é muito importante, porque serão
estes mesmos discípulos de João que, mais tarde, se tornarão discípulos de
Jesus, certos que seguem o caminho certo e a Pessoa que convém. Assim, o
mestre, seja quem for, deve pôr à disposição dos seus seguidores a “chave” do
conhecimento que tem e a origem do mesmo para que, quando oportuno, possam
beber directamente da “fonte”, quanto lhes transmitiu e, assim, fortalecerem a
sua fé e garantirem a verdade do que aprenderam.
11-15 -
Terão os ouvintes de Jesus percebido
exactamente o que lhes disse sobre João Baptista? Talvez não e, por isso mesmo,
o Senhor termina com um apelo: «Quem tem
ouvidos, oiça!» Isto como se dissesse: Perguntai o que não sabeis,
esclarecei o que não entenderdes, não vos fiqueis na dúvida, na interrogação,
dando voltas à imaginação. Se quiserdes e assim pedirdes, tudo vos será
explicado com meridiana clareza.
O Senhor discorre
sobre a figura do Baptista com palavras simples que só podem ter uma
interpretação. Deve-se ouvir mas também compreender o que se ouve. As dúvidas,
se as houver, devem ser expostas de modo que fique bem ciente do que se ouviu e
não haja “desculpas” para não proceder de acordo com o que se aprendeu.
11, 1. 16 -
A Liturgia
apresenta-nos hoje o último versículo do capítulo 10 e o primeiro do capítulo
11 do Evangelho escrito por São Mateus. Acaba, por assim dizer, o longo
discurso de instruções para a missão de Apóstolos com uma frase lapidar. Ele
próprio declara que traz a espada ou seja, que a salvação dos homens não será
feita sem luta – por vezes bem acesa – entre os inimigos do Reino de Deus e
aqueles que o querem receber sem olhar a dificuldades e sacrifícios. Por outras
palavras, diz-lhes que a missão que os espera será dura e, por vezes, exigente
até à morte mas que, a implantação do Reino de Deus será levada a cabo e que,
de alguma forma, se cumprirá o Seu desejo, de haja «um só rebanho e um só pastor». A espada significa exactamente esse
corte definitivo e irreversível dos que que não aceitarem a condição necessária
para a salvação: o cumprimento – em tudo – da vontade de Deus.
16-19 -
O que na realidade interessa na vida do cristão
são as obras que leva a cabo e não as intenções que possa ter. Qualquer pessoa
é avaliada pelo que faz e não pelo que apregoa ou sugere. Porquê? Porque o
exemplo vem das acções e não das intenções e, para arrastar outros há que dar o
exemplo.
Muitos pensam que
basta falar apregoar até pregar para arrastar outros para o caminho que leva a
Deus. Não chega! Sem o exemplo de obras concretas que correspondam tudo não
passará de intenções e acabará por não resultar.
Quando,
mais tarde, Jesus afirmar que «Elias já
veio» não fará mais que confirmar as palavras do Arcanjo na sua mensagem a
Zacarias. Confirma, portanto, que o Baptista é um profeta que, como Elias, tem
como principal missão anunciar a vinda do Messias.
20-24 -
João
negará que seja Elias e não há aqui qualquer contradição, bem ao contrário,
afirma o seu papel, a sua missão de Percursor. O Senhor que
sabe tudo - o passado, o presente e o futuro - lamenta e deixa o Seu Coração
Amantíssimo exprimir essa pena que sente. Ao mesmo tempo deixa um claro aviso:
as acções divinas, os milagres, as graças, têm o objectivo claro de nos chamar
a atenção para a necessidade de correcção de vida - emendatio vitae - enquanto temos tempo, isto é, agora! Esperar para
mais tarde é um risco enorme que não devemos correr. Não sabemos nem o dia nem
a hora. Portanto...
Jesus Cristo é O Profeta por excelência
porque Ele sabe, conhece o passado, o presente e o futuro. Por isso mesmo não
profetiza: afirma! Ao revelar o que acontecerá aquelas cidades quer que os que
O ouvem tomem consciência da gravidade dos seus actos e as consequências destes
no futuro. Apela à conversão e à penitência como o caminho a seguir – com
urgência – para evitarem esses terríveis castigos.
Por vezes pode
parecer-nos que Jesus Cristo tem um discurso algo “duro” e pronunciador de
desgraças e cataclismos. Sim, também estes “elementos” fazem parte do discurso
de Jesus porque, a Sua Missão principal – diria – é conduzir os homens ao
arrependimento absolutamente necessário para obterem o perdão pelas suas faltas
e, com esse perdão, conquistarem a Vida Eterna. Portanto, do que realmente se
trata, é que o Senhor que só diz a verdade “doa a quem doer” e, a verdade que é
por vezes difícil de aceitar, não pode ser escondida ou “camuflada” com belas
palavras. Nunca – absolutamente – ninguém poderá dizer: ‘Se eu tivesse sabido a
tempo…’
Os milagres que
o Senhor prodigaliza destinam-se fundamentalmente a consolidar a fé dos que os
constatam e a empreender uma revisão de vida conducente com o objectivo de
alcançar a felicidade eterna. Não são um espectáculo mas sim sinais marcantes
da verdade que O Senhor nos trouxe: «Quem
puser em prática as Minhas palavras será salvo».
25-27 -
Nós cristãos
dos dias de hoje, somos mais afortunados que os Apóstolos porque graças ao
Espírito Santo conhecemos as verdades da nossa fé. Sabemos que Deus é Uno e
Trino: Pai, Filho e Espírito Santo. De tal forma acreditamos que este é o
Símbolo da nossa Fé.
Porquê o Senhor
escondeu as verdades aos prudentes? O próprio Jesus Cristo aconselha os Seus
discípulos a serem prudentes com as serpentes! Uma coisa não tem que ver com a
outra. O conselho de Cristo refere-se ao apostolado, à difusão do Reino de Deus.
As escolhas têm de obedecer a critérios que necessitam por sua vez de direcção
espiritual. O que no Evangelho se refere é aquela prudência que leva muitos a
tudo questionarem antes de aceitar seja o que for, mesmo que seja uma verdade
evidente e venha de quem merece todo o crédito. Muitos dizem: ‘esperar para
ver.´ É uma atitude cobarde e perigosa porque pode acontecer que essa espera
não traga nenhum resultado.
Pode parecer que se as revelações de Jesus
tivessem sido feitas aos sábios – os chefes do povo – estes poderiam ter
acreditado e, assim, conduzirem por caminho seguro aqueles que deles dependiam.
Mas, de facto, o Senhor falou sempre para todos e, a prova disso, é que vários
chefes – do Sinédrio, como Nicodemos, ou de sinagogas – ouviram, entenderam e
acreditaram. Mas, também de facto, os que acreditaram em Jesus e O seguiram,
foram muito mais gente do povo anónimo, talvez sem grande instrução, mas
sequiosos de uma doutrina que lhes trouxesse esperança e alívio ao mesmo tempo.
Quem sabe muito tem muito maior responsabilidade, esta é a verdade, mas, quem
sabe pouco tem em si mesmo uma muito maior disposição para ver e ouvir e,
sobretudo, acreditar no que vêm e ouvem.
Uma e outra
vez, a Liturgia apresenta este trecho do Evangelho escrito por São Mateus. A
intenção é clara: que os cristãos fixem bem a importância – sim, digo bem – a
importância que Jesus dá aos Seus irmãos os homens, a todos, sem fazer acepção
de pessoas nem com critérios de cultura ou conhecimentos. Naturalmente que
compreendemos que, quem mais precisa, serão aqueles que menos sabem, porque são
menos dotados ou, simplesmente porque ninguém os ensina. As pessoas simples têm
uma avidez - que não disfarçam – de ouvir as palavras de Jesus Cristo porque as
compreendem e, compreendendo, acreditam e, acreditando, sabem que têm aberto o
caminho para a salvação.
A revelação da
figura de Deus Pai não está aberta a todos os homens? Segundo as palavras de
Jesus Cristo, essa revelação depende exclusivamente da Sua vontade. Parece ser
absolutamente natural já que "ninguém
vai ao Pai senão através do Filho". Daí que seja fundamental conhecer
intimamente o Filho antes de tudo o resto.
25-30 -
Acaso já
pensámos que de facto somos esses "pequeninos" que o Senhor refere no
Evangelho aos quais revela e mostra as verdades da fé, dando a conhecer o Pai? E,
chegando a esta conclusão, não é natural e lógico que nos enchamos de alegria e
demos frequentes graças por tão grandes benefícios? Aliás, a nossa vida inteira
deveria ser uma constante acção de graças por tudo – absolutamente – tudo
quanto temos e recebemos nos vem das mãos de Deus.
Nos dias de
hoje a "pressão" sobre as pessoas é quase insuportável. Os "media" encarregam-se de nos fazer chegar
em profusão notícias preocupantes de toda a ordem e, muitos, não sabemos os que
fazer e, até, o que pensar. São as sociedades - os países - a desfazer-se nos
princípios, nas raízes, nos costumes. É a "sanha" legislativa que atenta contra os
mais elementares direitos das pessoas, das famílias, de sociedades inteiras impondo
- ou pelo menos tentado impor - leis atentatórias da moral mais básica e
elementar, os direitos decorrentes da própria dignidade do ser humano. De
facto, nada disto é inteiramente novo, - basta-nos ler as Epístolas de São
Paulo - mas a facilidade de comunicação e difusão actuais tornam-nos como que
participantes involuntários e não podemos ignorar ou descartar o perigo -
autêntico, real - para os mais novos, desprotegidos, ignorantes. Os
"pequeninos" de que Jesus fala! Ponhamo-nos a Seu lado e confiemos na
Sua protecção e Amor, rezemos sem descanso por todos esses "que não sabem
o que fazem", mas que são nossos irmãos em Cristo.
A "escolha" de Deus a quem revelar as
verdades da Fé, os princípios do comportamento dos Seus filhos de modo a
merecerem o destino glorioso que lhes tem reservado, fica bem claro nas
palavras de Jesus. A mim parece-me lógico e muito justo. Lógico porque os
"sábios" não deveriam precisar de revelações, mas sim, utilizando os
seus conhecimentos, chegarem a conhecer o que precisavam. Justo porque os
"pequeninos" como Jesus lhes chama, não recebiam - como era seu
direito - os ensinamentos fundamentais da doutrina. Apenas eram
"massacrados" por um sem-fim de regras e disposições que os
convertiam em "ovelhas sem pastor", ou seja, sem guia nem programa,
auxílio ou refúgio. Nós somos, afortunadamente, esses pequeninos que o Senhor
elegeu dando-nos os meios de salvação suficientes e seguros - os Sacramentos -
e a possibilidade de a Ele recorrer sempre que necessário. Depois, o Espírito
Santo infundiu em nós os Seus Dons tornando-nos aptos a compreender as verdades
da Fé.
Jesus Cristo diz a respeito de Si próprio que
é «manso e humilde de coração» duas
virtudes que qualquer um de nós, cristãos, deve esforçar-se por cultivar. A
mansidão é a virtude dos que «verão a
Deus», segundo dirá no Sermão da Montanha. A humildade será, talvez, a mais
perfeita e difícil de obter. A mansidão atrai, a humildade convence e não há
apostolado credível sem que estas duas virtudes estejam presentes. Ambas são a
expressão mais completa do cristão autêntico e, atrevo-me a dizer, arrastam com
elas muitas outras virtudes necessárias para uma vida coerente e unidade de
comportamento.
Somos, a maioria
dos cristãos, pessoas normais e correntes, isto é, sem nenhuns atributos
especiais que nos distingam. Somos, portanto, desses “pequeninos” que o Senhor
elege com especial carinho. Que afortunados somos!
28-30 -
Mansidão o que
é? Parece-me que a melhor definição se encontra no próprio Jesus Cristo: Ser
como Ele foi em todas as circunstâncias da Sua vida terrena. Nunca deixou de
afirmar e, por vezes com expressa veemência, a verdade, a justiça e, sempre,
denunciando o erro, a hipocrisia, os falsos e pusilânimes. Ser manso não é
fugir á luta quando é preciso lutar, evitar o confronto quando a verdade está
em causa. Note-se que o Senhor, associa a mansidão à humildade e, se esta
virtude é difícil de alcançar aquela não o será menos de conseguir.
Quer queiramos
quer não, aceitemos ou repudiemos, Deus é o nosso Senhor. Criou-nos, mantém a
nossa vida, pertence-lhe a decisão do momento da nossa morte. Ignorar estas
verdades é andar pela vida de olhos fechados e ouvidos moucos comparando-nos
aos irracionais que não pensam nem dominam a vontade. Para alguns, tal é
limitar a sua liberdade que tanto estimam e defendem, mas estão errados porque
o Senhor apenas convida não impõe.
São Mateus encerra o capítulo 11 do Evangelho
que escreveu com estas palavras de Jesus. São palavras de misericórdia, de esperança,
de confiança. Deseja que todos saibam que, Ele, está sempre presente para nos
ajudar e socorrer e que o que temos de fazer para obter esse auxílio e conforto
não pesa, não esmaga, antes é suave e compensador.
Sabendo o que somos e como somos, conhecendo
intimamente os nossos defeitos e debilidades o Senhor propõe-nos como que um
contrato de amor adequado para cada um. Esse contrato de amor não é mais que
aceitar e cumprir, em tudo, a Sua vontade tendo a certeza que não só é o melhor
para nós como a garantia do Seu auxílio para o fazer. No fim e ao cabo:
confiança e humildade!
Um jugo suave e uma
carga leve! É com certeza o que desejamos. Por vezes a vida traz-nos cargas
difíceis de suportar sofrimento amargura e não sabemos o que fazer para
ultrapassar esses momentos. Outras vezes é o jugo dos nossos defeitos e vícios
que nos mantém amarrados, incapazes de dar um passo em frente. (O jugo era um
colar, normalmente de ferro que os conquistadores colocavam ao pescoço dos
conquistados não só para marcar a sua propriedade mas, também, para mais
facilmente os poderem amarrar obrigando-os a ir para onde queriam.) Rezar é a
única solução. Não pedir ao Senhor que nos poupe até porque Ele nunca
consentirá que sejamos provados além das nossas forças, mas antes oferecer essa
provação pedindo que nos ajude a superá-la.
Quantas vezes não
comprovámos a realidade prática destas palavras de Cristo! Sabemos muito bem
recorrer a Ele quando os revezes da vida parecem esmagar-nos e não encontramos
soluções. Espanta-me sempre a atenção com que O Senhor escuta os meus pedidos
de ajuda como se eu merecesse! Depois penso que nunca merecerei e que apenas e
exclusivamente se deve à Bondade do Senhor. Sim, é verdade, sou pronto e rápido
na petição, mas, e em agradecer?
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