05/03/2020

VIA-SACRA

Resultado de imagem para 1ª via sacra estaçõesVIA-SACRA
I ESTAÇÃO
JESUS É CONDENADO À MORTE

Nós Vos adoramos e bendizemos oh Jesus! Que pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Há longo tempo que os príncipes dos sacerdotes e muitos dos membros do Sinédrio, procuravam a Tua morte. Não podiam tolerar a Tua actividade em Israel.
As multidões que Te seguiam, ávidas das Tuas palavras de misericórdia e salvação, fugiam cada vez mais à sua influência, despótica.
Serviram-se, da perfídia e traição de um que tinhas por amigo, para o conseguir. Sabiam perfeitamente que não poderiam atacar-te às claras.
Várias vezes Te propuseram questões dúbias, tentando apanhar-te em contradição, mas sempre tinham ficado envergonhados e humilhados.
Ficaste sozinho e abandonado de todos os Teus amigos.
Eu, também não intervenho, não quero envolver-me.
Tantas vezes, estive naquele Sinédrio! «Não, não O conheço», (Cfr Mc 14, 67-71) terei dito eu também quando, por conveniência ou respeito humano, me recusei conhecer-te.
A minha alma atormentada por esta realidade, confrange-se de dor, e choro contrito as minhas culpas.
Vou seguir-te, Senhor, no Teu caminho para o Calvário.
Tentarei, com as minhas lágrimas, com as minhas penas, com os meus sacrifícios e mortificações, tornar mais leves os suplícios das Estações que ainda faltam da agonia que agora começa.
Quero afirmar bem alto, sem rebuços, sem medos: ‘Este é o meu Senhor, o meu Salvador, o meu Deus. Por Ele dou a vida se for preciso, a Ele entrego a minha vontade de ser filho fiel e cumpridor dos meus deveres.’

PN, AVM, GLP.
Senhor: Tem piedade de nós.

(AMA, Porto, Quaresma de 1983)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.