10/03/2020

VIA-SACRA

Resultado de imagem para 1ª via sacra estações
VIA-SACRA
VI ESTAÇÃO
A VERÓNICA LIMPA A FACE DE JESUS

Nós Vos adoramos e bendizemos oh Jesus! Que pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo.
O rosto adorado do Divino Mestre é a máscara do sofrimento; vincado pelo esforço, contraído pelas dores, cheio de sangue, lívido dos escarros e pisado dos bofetões. É o rosto de um homem martirizado em extremo.
Com a coragem e compaixão das pessoas simples, que não medem o perigo, ou inconveniência dos seus gestos, quando se trata de ajudar os que sofrem, a Verónica vence a multidão, afasta os soldados e limpa aquele rosto. É um pequeno alívio para o Senhor, mas Jesus premeia este gesto de coragem e desassombro deixando a Sua divina face impressa no pano.
Atónita, a mulher, mostra a todos o que o Senhor fez. Muitos, naquele momento, se terão comovido, outros, caindo em si, pedem perdão, alguns haverá que têm inveja da Verónica, pois antevêem que será lembrada para todo o sempre.
A minha coragem perante a adversidade do ambiente, manifesta-se assim? Sou capaz de me afirmar Filho de Deus quando essa afirmação pode ser incómoda? Estou pronto a defender o meu Senhor e meu Deus, a Sua Igreja e os Seus ministros em quaisquer circunstâncias? Fico-me calado sem querer "meter-me nisso"? Tenho medo que trocem de mim? Tenho receio de ser ridículo?
Senhor, ajuda-me a ter a coragem da Verónica, a fazer aquilo que posso e devo fazer em cada momento. Seja eu merecedor, meu Jesus, das dádivas com que constantemente premeias os meus pequeníssimos e mal feitos actos de generosidade e compaixão. Possa eu ser capaz, Senhor, de estar sempre e em cada momento e em qualquer lugar, à Tua espera para, perante todos, afirmar corajosamente: Este é o Senhor meu Deus a Quem adoro, a Quem amo e de Quem espero a salvação eterna.


PN, AVM, GLP.
Senhor: Tem piedade de nós.

(AMA, Porto, Quaresma de 1983)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.