31/03/2020

Evangelho e comentário


TEMPO DE QUARESMA


Evangelho: Jo 8, 21-30

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: «Eu vou partir. Haveis de procurar-Me e morrereis no vosso pecado. Vós não podeis ir para onde Eu vou». Diziam então os judeus: «Irá Ele matar-Se? Será por isso que Ele afirma: ‘Vós não podeis ir para onde Eu vou’?» Mas Jesus continuou, dizendo: «Vós sois cá de baixo, Eu sou lá de cima; vós sois deste mundo, Eu não sou deste mundo. Ora Eu disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditardes que ‘Eu sou’, morrereis nos vossos pecados». Então perguntaram-Lhe: «Quem és Tu?» Respondeu-lhes Jesus: «Absolutamente aquilo que vos digo. Tenho muito que dizer e julgar a respeito de vós. Mas Aquele que Me enviou é verdadeiro e Eu comunico ao mundo o que Lhe ouvi». Eles não compreenderam que lhes falava do Pai. Disse-lhes então Jesus: «Quando levantardes o Filho do homem, então sabereis que ‘Eu sou’ e que por Mim nada faço, mas falo como o Pai Me ensinou. Aquele que Me enviou está comigo: não Me deixou só, porque Eu faço sempre o que é do seu agrado». Enquanto Jesus dizia estas palavras, muitos acreditaram n’Ele.

Comentário:

A Cruz de Cristo - a Santa Cruz – é o símbolo da nossa Fé Cristã, mas, é mais que isso: é a “marca” dos Filhos de Deus porque foi nela que Cristo redimiu toda a humanidade e lhe restituiu a dignidade perdida com o pecado dos nossos primeiros Pais.

Por todo o mundo - mesmo nos lugares mais ignotos – a Santa Cruz está presente atraindo as atenções – o olhar – de todos os homens.

As palavras de Jesus cumprem-se; Ele próprio afirmou que atrairia todos os olhares e que, na Cruz, reconheceriam Quem Ele era:


«Et ego, si exaltatus fuero a terra, omnia traham ad meipsum.» [i]


(AMA, comentário sobre Jo 8, 21-30, 04.04.2017) 


[i] Cfr. Jo 12,32

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.