20/02/2020

Acontecimento extraordinário


Domingo, 02.07.2017

O que aconteceu hoje não pode ter outra qualificação: extraordinário!

Pelas 17.00 resolvi ir beber uma cerveja ao restaurante onde é gerente a minha Filha Marta.
Em si, este facto, nada tem de especial a não ser, considerar que não é meu hábito ir beber seja o que for a qualquer lado; sozinho ou acompanhado.

O ambiente estava fantástico, a esplanada do restaurante em cima do Rio Douro, com o Sol a mergulhar na lonjura do mar, num cenário de beleza e tranquilidade enormes.
A Marta arranjou-me, a custo, uma mesa ao pé de um casal que falava inglês.
Com toda a naturalidade começámos a conversar, o habitual:
‘Your first time in Portugal; are u enjoying the stay… e assim por diante.
Seguiram-se as apresentações:

- I’m António;
- We, Claudia and Joe Bradick.

Um casal muito simpático, talvez nos cinquenta anos, ele professor na Universidade, ela médica ORL, vivem na Carolina do Norte, nos EUA, e assim por diante.

Pelo meio fui dizendo sobre a minha família, as minhas Filhas, os meus nove Netos, os tempos difíceis depois da morte da Fernandinha… enfim… mas como era feliz com uma vida tranquila sem grandes sobressaltos.
Praticamente contei-lhes toda a minha vida.
O que fazia agora?
E eu disse-lhes que desde há uns anos me dedico fundamentalmente a construir o Blogue NUNC COEPI.

Quiseram saber que era, o que significava e, eu, expliquei e mostrei no telemóvel, o Blogue.

Claro que, o Joe, manobrava o meu aparelho como um expert e logo descobriu fotografias da família, as orações diárias, as reflexões… sei lá… que eu ia traduzindo.

No fim, devolveu-me o aparelho e disse:

‘António! You are blessed!’

Respondi: ‘What you mean?’

‘You know what I mean! You are bessed!’

Claro que a conversa seguiu um rumo apostólico: falei da Fé Cristã, de Deus, da vida de um casal que se ama e respeita… enfim… mais de quatro horas de conversa, aliás, de perguntas e de respostas.

De vez em quando o Joe repetia: ‘You are blessed!’

Comemos juntos umas fatias de piza e eles despediram-se.

O Joe, voltou a trás para dizer: ‘Do not Forget: You are blessed!’

Quando cheguei a casa já tinha um mail do Joe, agradecendo a conversa, garantindo que ele e a Claudia iriam ver com interesse o blogue, que iriam manter o contacto e, claro, terminando com a mesma frase: ‘Do not Forget: You are blessed!’

Tenho por hábito falar – concretamente… falar – com o meu Anjo da Guarda, numa intimidade de verdadeiros amigos e, às vezes, digo-lhe:
Tu, sabes que me chamo António, estiveste presente no meu Baptizado, tens estado presente todos os dias e momentos destes setenta e sete anos que levo de vida; gostaria de saber o teu nome!

Pois, fiquei com uma certeza: no Domingo o meu Anjo da Guarda chamava-se Joe!

Como sei – absolutamente – que nada acontece por acaso, fiquei a pensar nas oportunidades que ao longo da minha vida não aproveitei para conhecer os outros nomes do meu Anjo da Guarda, porque, não dei atenção aquela pessoa que, talvez esperasse ou tivesse necessidade de falar um pouco – nem que fosse sobre coisas sem importância – porque estava demasiado centrado em mim, nos meus pseudo-problemas, as minhas dores de saudades, os meus anseios de melhoria, os meus desejos insatisfeitos: Eu… Eu… Eu…

Pois bem! Tive forçosamente de concordar com o Joe:
Sou, de facto abençoado porque, sem qualquer mérito da minha parte, o Senhor me vai dando estes “rebuçados” que me adoçam a amargura, me temperam o génio, me colocam no Caminho que Ele quer que eu ande.

Só me ocorre dizer sem parar: Gratias Tibi! Gratias Tibi! Gracias Tibi!

(AMA, 02.07.2017)

Acontece – tem acontecido – que temos mantido o contacto via e-mail. Noto uma crescente intimidade desejo de saber mais e mais.
Ainda hoje ignoro se são cristãos – católicos – ou não, mas, tenho a certeza que são estupendas pessoas.

Há dias recebi um mail dizendo-me que estavam outra vez em viagem pela Europa, desta vez, estavam em Paris.
Quase… me garantiram que no Outono estariam no Porto deixando entrever que talvez se demorassem uns tempos largos.
O que dizer? Vou rezando por eles seguro que, como lhe chamei “acontecimento extraordinário” não foi de todo descabido.
O Senhor sabe muito bem o que faz e, eu, pobre tonto, fico maravilhado que se sirva deste pobre instrumento que sou para um desígnio que não sei qual seja mas, tenho a certeza, será algo muito importante.

Assim eu esteja à altura!

Só me ocorre dizer sem parar: Gratias Tibi! Gratias Tibi! Gracias Tibi!

02.07.2018

E os contactos, trocas de E-mail, têm continuado…

20.02.2020



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.