Tito foi, juntamente com
Timóteo, um dos principais colaboradores de Paulo. De origem grega, aderiu à
fé, provavelmente através de Paulo, durante a primeira viagem missionária
deste. Certo é que o acompanhou a Jerusalém, para a assembleia apostólica,
constituindo um exemplo vivo da decisão tomada de não impor os costumes
judaicos aos cristãos oriundos do mundo pagão, pois, embora sendo grego, não
foi obrigado a circuncidar-se (Gl 2,1.3).
ACÇÃO DE TITO
Na sua colaboração com
Paulo, foram-lhe confiadas tarefas delicadas como a organização da colecta em
favor das igrejas da Judeia (2 Cor 8,6-17) e, provavelmente, a pacificação da
comunidade de Corinto e a reconciliação entre esta e o próprio Paulo (2 Cor
2,1-13). Paulo refere-se a ele sempre em termos muito elogiosos (2 Cor
7,6-7.13-16; 12,18). Segundo 2 Tm 4,10, foi-lhe ainda confiada uma missão na
Dalmácia. A presente Carta dá-o como “bispo” de Creta (Tt 1,5), onde, segundo a
tradição, exerceu o ministério até ao fim dos seus dias. É estranho que os
Actos dos Apóstolos, que mencionam várias vezes Timóteo, não façam nenhuma
referência a Tito. Nunca foi apresentada uma explicação convincente para o
facto, sugerindo alguns que Tito é o redactor das passagens “nós” dos Actos
(Act 16,10-17; 20,5-21,18; 27,1-28,16).
AUTENTICIDADE
A maioria dos exegetas
contesta a autenticidade paulina da Carta a Tito, quer pelo vocabulário
utilizado, que se afasta bastante do que encontramos nas autênticas Cartas de
Paulo, quer pelos problemas tratados, que fazem supor uma fase de
desenvolvimento da Igreja posterior à época apostólica.
Além disso, a Carta
encontra-se redigida num tom muito impessoal, com excepção do título de «meu
verdadeiro filho» que se encontra na saudação (1,4), longe, pois, das
afectuosas referências de Paulo a Tito noutras Cartas.
DIVISÃO E CONTEÚDO
A Carta pode estruturar-se
do modo seguinte:
Saudação inicial (1,1-4);
Orientações a Tito sobre
os critérios de escolha dos responsáveis das comunidades (1,5-9);
Aviso contra os falsos
mestres (1,10-16);
Ensinamentos sobre o modo
de comportamento de várias categorias de crentes (2,1-15);
Elenco de deveres sociais
(3,1-11);
Recomendações de carácter
pessoal (3,12-14);
Saudação final (3,15).
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.