31/01/2020

Leitura espiritual


Cartas Católicas

1ª Carta de João

1Jo 2

1 Filhinhos meus, escrevo-vos estas coisas para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos junto do Pai um advogado, Jesus Cristo, o Justo, 2 pois Ele é a vítima que expia os nossos pecados, e não somente os nossos, mas também os de todo o mundo.

Observar os mandamentos –

3 Sabemos que o conhecemos por isto: se guardamos os seus mandamentos. 4 Quem diz: «Eu conheço-o», mas não guarda os seus mandamentos é um mentiroso e a verdade não está nele; 5 ao passo que quem guarda a sua palavra, nesse é que o amor de Deus é verdadeiramente perfeito; por isto reconhecemos que estamos nele. 6 Quem diz que permanece em Deus também deve caminhar como Ele caminhou. 7 Caríssimos, não vos escrevo um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que já tínheis desde o princípio: este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. 8 É, contudo, um mandamento novo o que vos escrevo - o que é verdade nele e em vós - pois as trevas passaram e a luz verdadeira já brilha. 9 Quem diz que está na luz, mas tem ódio a seu irmão, ainda está nas trevas. 10 Quem ama o seu irmão permanece na luz e não corre perigo de tropeçar. 11 Mas quem tem ódio ao seu irmão está nas trevas e nas trevas caminha, sem saber para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.

Apelo à fé contra o mundo e os anticristos –

12 Eu vo-lo escrevo, filhinhos: Os vossos pecados estão-vos perdoados pelo nome de Jesus. 13 Eu vo-lo escrevo, pais: vós conheceis aquele que existe desde o princípio. Eu vo-lo escrevo, jovens: vós vencestes o maligno. 14 Eu vo-lo escrevi, filhinhos: vós conhecestes o Pai. Eu vo-lo escrevi, pais: vós conheceis aquele que existe desde o princípio. Eu vo-lo escrevi, jovens: vós sois fortes, a palavra de Deus permanece em vós e vós vencestes o Maligno. 15 Não ameis o mundo nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Pois tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e o estilo de vida orgulhoso - não vem do Pai, mas sim do mundo. 17 Ora, o mundo passa e também as suas concupiscências, mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre. 18 Filhinhos, estamos na última hora. Ouvistes dizer que há-de vir um Anticristo; pois bem, já apareceram muitos anticristos; por isso reconhecemos que é a última hora. 19 Eles saíram de entre nós, mas não eram dos nossos, porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido connosco; mas aconteceu assim para que ficasse claro que nenhum deles é dos nossos. 20 Vós, porém, tendes uma unção recebida do Santo e todos estais instruídos. 21 Não vos escrevi por não saberdes a verdade, mas porque a sabeis, e também que da verdade não vem nenhuma mentira. 22 Quem é, então, o mentiroso? Quem é, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o Anticristo, aquele que nega o Pai e igualmente o Filho. 23 Todo aquele que nega o Filho fica sem o Pai; aquele que confessa o Filho tem também o Pai. 24 Quanto a vós, procurai que em vós permaneça o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também vós permanecereis no Filho e no Pai. 25E esta é a promessa que Ele nos fez: a vida eterna. 26 Escrevo-vos isto a propósito dos que procuram enganar-vos. 27 Quanto a vós, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que ninguém vos ensine; mas, tal como a sua unção vos ensina acerca de todas as coisas - e ela é verdadeira e não engana - permanecei nele, de acordo com o que Ele vos ensinou. 28 E agora, filhinhos, permanecei nele, para que, quando Ele se manifestar, tenhamos plena confiança e não fiquemos cheios de vergonha, longe dele, por ocasião da sua vinda. 29 Se sabeis que Ele é justo, sabei também que todo aquele que pratica a justiça nasceu dele.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.