Há um grupo de sete
escritos do Novo Testamento que tem este título muito antigo: Cartas Católicas.
A partir do séc. IV, esta designação genérica foi reservada para as sete Cartas
canónicas: Tiago, 1.ª e 2.ª de Pedro, 1.ª, 2.ª e 3.ª de João e Judas.
“Católico” significa
universal, e tal deve ser a origem do nome destas Cartas: eram dirigidas a toda
a Igreja, e não a comunidades ou pessoas concretas (excepto 2 e 3 Jo, anexas a
1 Jo). Mas nem todas estas Cartas foram, desde os primeiros tempos,
universalmente reconhecidas como escritos inspirados; por isso, o historiador
Eusébio colocou as Cartas de Tiago, 2.ª de Pedro, 2.ª e 3.ª de João e Judas (assim
como o Apocalipse) entre os “livros discutidos, embora admitidos pela maioria”,
aos quais chamamos Deuterocanónicos.
O acordo universal só se
deu no Ocidente pelos fins do séc. IV e no Oriente nos séc. VI-VII. Nem os
autores, nem os destinatários, nem os temas tratados ou a sua forma literária
justificam que estas Cartas formem um conjunto. Agruparam-se pelo simples facto
de não serem escritos paulinos. Mas não têm um destinatário concreto, como acontece
com as Cartas de Paulo.
Nos manuscritos antigos do
Oriente apareciam depois de Actos e antes das Cartas de Paulo, pela ordem em
que hoje as temos, o que deixa ver o grande valor em que já eram tidas; nos
códices, liam-se no lugar que agora ocupam no conjunto dos livros do Novo Testamento,
depois da Carta aos Hebreus e antes do Apocalipse de João.
CONTEÚDO
O que estas Cartas têm de
comum é a temática:
1. Cuidados a ter com os
falsos mestres: 2 Pe 2,1-3.10-22; 2 Pe 3,3-4.16-17; 1 Jo 2,18-23.26; 1 Jo
4,1-6; 2 Jo 7-11; Jd 4-19.
2. Necessidade de guardar
a integridade da fé: Tg 2,14-26; Tg 3,13; Tg 4,3-12; Tg 5,7-11; 1 Pe
2,11-12.13-17; 1 Pe 4,1-4; 2 Pe 3,1-7.14-18; 1 Jo 2,18-29; 1 Jo 4,1-6; 2 Jo
7-11.
3. Exortação à fidelidade
na perseguição: Tg 1,2-4.12; Tg 4,7; 1 Pe 1,6-7; 1 Pe 2,11-17; 1 Pe 3,13-17; 1
Pe 4,12-19; 1 Pe 5,6-10; 1 Jo 2,24-28.
4. Proximidade do fim dos
tempos: Tg 5,3.7-9; 1 Pe 1,5; 1 Pe 4,7; 2 Pe 3,3-4.8-10; 1 Jo 2,18-19; Jd 18.
Tal temática denuncia uma
época relativamente tardia, em que esses problemas eram os mais prementes,
devido ao aparecimento das primeiras heresias cristológicas e a algumas
perseguições. Mas estas podem ter vindo do poder político exterior ou do
interior da própria comunidade – ou seja, dos falsos mestres.
Cartas Católicas
Carta de Tiago
1ª Carta de Pedro
2ª Carta de Pedro
1ª Carta de João
2ª Carta de João
3ª Carta de João
Carta de Judas
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