O
tom geral desta Carta não está de acordo com a autoria de Paulo: é muito
impessoal, faltando o estilo e a linguagem próprios do Apóstolo. Mais que uma
Carta, parece tratar-se de uma espécie de homilia que utiliza o modelo
epistolar. As únicas referências indirectas a Paulo (3,13; 5,18-22) não chegam
para lhe atribuirmos este escrito. Deve, pois, tratar-se de um documento
pertencente a um autor dos círculos paulinos, que se dirige aos pagãos
convertidos ao cristianismo, fazendo-o em nome de Paulo (1,1-2).
DESTINATÁRIO
Não
está claro se foi escrita aos cristãos de Éfeso grande cidade da Ásia Menor
evangelizada por Paulo, na sua terceira viagem missionária (Act 19) ou aos de
Laodiceia (Cl 4,16).
O
tom impessoal da Carta, a ausência de companheiros do Apóstolo (não se refere
nenhum) leva os estudiosos a inclinarem-se pela hipótese de uma Carta-circular
dirigida às igrejas paulinas da Ásia Menor. Além disso, o nome do destinatário
(a cidade de Éfeso) falta nos códices mais importantes.
DIVISÃO
E CONTEÚDO
A
Carta aos Efésios está organizada em duas partes:
Apresentação:
1,1-2.
I.
A Igreja e o Evangelho (1,3-3,21):
A
graça de Deus: 1,3-14;
Cristo,
Senhor do mundo e da Igreja: 1,15-23;
A
obra de Cristo: 2,1-22;
Lugar
de Paulo no plano de Deus: 3,1-21.
II.
Exortação aos baptizados (4,1-6,20):
Viver
na unidade: 4,1-16;
Instruções
várias: 4,17-5,20;
Cristo
e a Igreja. Consequências: 5,21-6,9;
Combater
inimigos espirituais: 6,10-20.
Saudação
final: 6,21-24.
TEOLOGIA
Por
esta época, nas cristandades asiáticas começavam a propagar-se doutrinas
judaico-gnósticas sobre as forças espirituais, os anjos, colocando-os acima de
Cristo. Com isso, procurava-se exaltar a Lei de Moisés, pois, segundo as
tradições rabínicas, ela fora promulgada por anjos. Se os anjos, que a
promulgaram, eram superiores a Cristo, também a Lei o seria, em relação ao
Evangelho. Contra esta visão das coisas, Paulo expõe o “Mistério de Cristo” na
sua grandeza cósmica, enraizado no “Mistério da Igreja”.
É
na Igreja que Deus revela hoje o seu plano salvador realizado em Cristo e por
Cristo. A Igreja de Cristo é universal, nova Criação e Corpo em crescimento. É
nela que judeus e pagãos se encontram na unidade. A Igreja é ainda o novo povo
de Deus, a esposa de Cristo (5,21-32), por quem Ele deu a vida.
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