03/06/2019

Evangelho e comentário


TEMPO DE PÁSCOA


Evangelho: Jo 16, 29-33

29 Disseram-lhe os seus discípulos: «Agora, sim, falas claramente e não usas nenhuma comparação. 30 Agora vemos que sabes tudo e não precisas de que ninguém te faça perguntas. Por isso, cremos que saíste de Deus!» 31 Disse-lhes Jesus: «Agora credes? 32 Eis que vem a hora - e já chegou - em que sereis dispersos cada um por seu lado, e me deixareis só, se bem que Eu não esteja só, porque o Pai está comigo. 33 Anunciei-vos estas coisas para que, em mim, tenhais a paz. No mundo, tereis tribulações; mas, tende confiança: Eu já venci o mundo!»

Comentário:

A razão do longo discurso de Jesus é, Ele próprio o diz, para que os Seus discípulos tenham paz. 

Vão precisar muito dela porque em breve serão submetidos a toda a espécie de pressões, serem perseguidos, vilipendiados, presos e mortos.

Seria muito difícil suportar tudo isto sem a paz interior que Cristo lhes promete.

Quem não tem paz não consegue suplantar dificuldades nem obstáculos porque, entre outras, a paz transmite ao que a possui a tranquilidade necessária para saber que o bem que faz vencerá o mal que lhe fizerem sem luta nem confronto, mas pela unidade de vida, o exemplo e a tenacidade.

Por si só o homem não conseguirá esta paz mas com a ajuda do Espírito Santo não só a obterá como poderá transmiti-la a outros.

(AMA, comentário sobre Jo 16, 29-33, 29.05.2017)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.