08/05/2019

Leitura espiritual


HOMILIA DE PAULO VI SANTA MISSA PARA OS JOVENS


Domingo de Ramos, 19 de Março de 1978

Eis o texto da homilia do Santo Padre, lido ao Evangelho pelo cardeal Poletti.

Queridos jovens!

O vosso grito de alegria "Hosana ao Filho de Davi" subiu aos céus como um poderoso coro, enquanto os ramos de palmeiras e oliveiras palpitaram, abalados por suas mãos.

Desta forma, você apresenta uma demonstração de paz, de esperança, de amor, que oferece um motivo sereno de conforto no momento trágico que estamos vivenciando. Na verdade, todos nós ainda estamos chateados, perturbados e desanimados, porque mais uma vez as forças disruptivas da sociedade atacaram com frieza e cinismo. Dias atrás, cinco cidadãos, que com seu trabalho honesto ganhavam a vida, foram brutalmente abatidos. Uma personalidade política alta foi raptada em desafio aberto ao estado. Ao comportamento covarde e brutal dos assassinos anónimos, você responde hoje com sua presença maciça de católicos, que rejeitam qualquer tipo de violência e proclamam respeito e amor universais.

E então - podemos perguntar - por que um número tão grande de jovens, trabalhadores e estudantes, que são pessoalmente enfrentando os problemas e eventos deste ano 1978, se reuniram neste lugar para cantar, orar, para participar de um rito?

A resposta a esta pergunta legítima é a sua data com a sua presença: você veio para reviver, para renovar, para celebrar hoje a entrada triunfal de Jesus Cristo na cidade santa, entrada messiânica, sinal de paixão, mas também da iminente definitiva glorificação. E vocês, como os habitantes de Jerusalém, pretendem "sair ao encontro" (cf. I, 12, 12) a Jesus, o Messias, o Senhor, verdadeiro homem e verdadeiro Deus, o amado Filho do Pai. Você quer ser um gesto público e comunitário de fé autêntica, capaz de renovar completamente sua vida.

Quem é esse Jesus, que pretende encontrar? Por dois mil anos, esta questão fundamental foi confinada ao próprio coração da história e cultura humanas; mas é a mesma questão que na Palestina havia os contemporâneos de Jesus, ouvintes da sua palavra, testemunhas de seus sinais prodigiosos: "Quem é ele?" (Marc 4, 4 1, Mateus 21, 10). O "mistério de Jesus" perturbou e continuou a incomodar os homens, que responderam e responderam ou por recusa preconcebida, ou por indiferença abusiva, ou pela ardente adesão da fé, que envolve e transforma toda a pessoa.

Para nós e para vós, queridos jovens, Jesus de Nazaré não é simplesmente um grande génio religioso, a ser colocado ao lado ou mesmo acima das muitas personalidades que enviaram uma mensagem sobre Deus à humanidade ao longo do curso da história; ele não é apenas um grande profeta, em quem a presença do divino foi manifestada de uma maneira particular e superabundante; ele não é um super-homem ou um super-homem, cuja acção ou ensinamento ainda pode estimular ou fascinar almas particularmente sensíveis.

Para a pergunta urgente de Jesus: "Quem vós dizeis que eu sou?", Nós respondemos com Simão Pedro: "Vós sois o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mateus 16, 16), e com Tomé: "Meu Senhor e meu Deus! "(Io 20, 28).

É Ele quem tem o poder para garantir um pobre paralítico: "Filho, os teus pecados estão perdoados" (Marc 2, 5.), Também o curou como prova das suas palavras surpreendentes; é Aquele que, na frente dos escribas e fariseus atónitos, você declarar "do sábado" (Marc. 2, 28), capaz de rever e editar a partir da legislação mosaica (cf. Mat 5, 21 ss.). Ele é aquele que afirma ser "o caminho, a verdade e a vida" (Jo 14, 6), "a ressurreição e a vida" (Ibid. 11, 25) de todos os homens que acreditam nele; ele é aquele que vai para a morte como um governante e com sua ressurreição perturba os planos mesquinhos dos oponentes. Jesus de Nazaré é verdadeiramente o centro da história, como São Paulo proclamou: "Ele é a imagem do Deus invisível, gerado antes de toda criatura; porque através dele todas as coisas foram criadas, aqueles nos céus e aqueles na terra, aqueles visíveis e aqueles invisíveis. Todas as coisas foram criadas através dele e em vista dele. Ele é, antes de todas as coisas e todas elas existem nele"(Col 1, 15 e segs.).

A Jesus Cristo, o Verbo Encarnado, o eterno Filho de Deus, nossa humilde adoração, nossa firme fé, nossa serena esperança, nosso amor incondicional. É realmente vale a pena, meus queridos jovens, para entregar as vossas vidas a segui-Lo, Ele sozinho, sabendo que esta decisão irá resultar em negação, sacrifícios, riscos, mal-entendidos. Mas Jesus Cristo, escreveu Pascal, "é um Deus que se aproxima de nós sem orgulho e sob o qual nos abaixamos sem desespero" (PASCAL, Pensées , 528).

Vós, jovens estais apaixonadamente procurando por alegria, procurando por isso nos outros, nos eventos, nas coisas. Jesus promete-lhes toda a sua alegria (cf. I , 15, 11, 16, 22. 24, 1 Io 1, 4).

Vós buscais autenticidade e abominais a duplicidade: Jesus desmascarou a hipocrisia daqueles que queriam explorar o homem, especialmente em suas relações com Deus (cf. Mt 23, 5-7, Marc 3, 4).

Vós quereis ser considerados pelo que vós sois não pelo que possuis. Jesus disse: "Cuidado e mantenha-se longe de toda ganância, porque mesmo se alguém está em abundância, a sua vida não depende dos seus bens" (Lc 12, 15).

Você tem medo da solidão, o que entristece o coração e acentua o individualismo egoísta. Jesus participa da comunhão que existe entre ele e o Pai (cf. I , 14, 23 e segs.) E expande os nossos corações ao amor de todos os homens, filhos do mesmo Pai (cf. Ibid ., 15, 12 ss.).

Vós buscais a liberdade do pecado, que degrada o homem, a liberdade do mal, do condicionamento social, da escuridão da ignorância. Cristo é a luz que "ilumina todo homem" (Ibid. 1, 9, 8, 12), é nossa libertação (Cf. Ibid., 8, 36, Gálatas 4, 31).

Vós, jovens, quereis transformar o mundo, torná-lo mais belo, mais justo: Cristo com sua encarnação, paixão e ressurreição renovou a realidade e a nós mesmos: "Se alguém está em Cristo, ele é uma nova criatura; as coisas velhas já passaram, eis que nascem novas "(2 Co 5, 17).

Ambos, portanto, Cristo o centro do vosso coração, para vos dardes generosamente aos outros, o centro da vossa inteligência, para dar uma perspectiva cristã à história e à cultura, no centro da vossa vida de cidadãos numa sociedade que cada vez mais sente as necessidades das ideias e forças dos jovens. "Tudo o que temos em Cristo - escreveu Santo Ambrósio - Tudo é Cristo para nós. Se vós desejais curar a vossa ferida, ele é o médico; se ele queima com febre, ele é a fonte refrescante; se vós sois oprimidos pela culpa, ele é justificação; se vós precisardes de ajuda, ele é força; se vós tendes medo da morte, ele é a vida; se vós desejais o céu, ele é o caminho; se vós fugirdes da escuridão, ele é a luz; se vós precisais de comida, ele é comida "(S. AMBROSII De Virginitate , XVI: PL 16, 291).

Então, queridos jovens, então; para vós e para todos os jovens do mundo!

                                                       


© Copyright - Biblioteca de Publicações do Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.